Letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA E AS MANIFESTAÇÕES AFRICANAS tem como finalidade principal a tentativa de despertar o educando e a sociedade para um fato do cotidiano que é discriminação racial e que sempre é ignorado com se não existisse.
Envolver as crianças nesse tema requer um aspecto motivador, o qual está relacionado com os nossos antepassados, os negros, e a importância queeles tiveram desde a época que vieram da África pro Brasil até os dias de hoje. Vamos falar sobre Pluralidade cultural, preconceito, a religião, a cultura etc.
Portanto esperamos que todos ao final do projeto tenham essa consciência: que ser diferente é bom e viva a diversidade!

PÚBLICO ALVO: Crianças que estão nos dois últimos anos do ensino fundamental (4º e 5º ano).
JUSTIFICATIVA
Noinício do seu primeiro mandato o Presidente Luís Inácio Lula da Silva aprovou a inclusão do dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar e tornou obrigatório o ensino da História Africana nas escolas públicas e particulares.
O dia da consciência negra em 20/11 já é celebrado por escolas do ensino fundamental II em Tucuruí, que fazem corretamente, pois o dia 20 de novembro marcado peloassassinato de Zumbi dos Palmares, é muito mais do que uma oposição ao dia 12 de maio (abolição), os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o nosso país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Reforçar esse movimento através de uma ação maior em conjunto, mostrará a nossa sociedade nossa oposição em atitudes de racismo pela opressão de cor e de crueldade. Tendoem vista também a Copa de 2010 na África do Sul como um excelente momento para sistematiza conhecimento sobre nossos descendentes e sua cultura.
Conscientizando alunos e todas as pessoas da responsabilidade que todos nós brasileiros temos em respeitar as manifestações desse povo que tanto influenciaram na nossa cultura.
Esse evento com um tema de tão grande importância no que diz respeito àvalorização das diversidades e educação de cunho social, substitui as feiras culturais das escolas, já conhecidas como um dos maiores trabalhos internos e que muitas vezes não são visitadas por todos os alunos e comunidade. Foi numa perspectiva de integração e seguindo o perfil de unificação das atividades e eventos escolares da rede municipal que se planejou e elaborou esse projeto.OBJETIVOS GERAIS:
- Conhecer os aspectos da cultura africana como forma de valorização e conhecimento voltado à pluralidade cultural.
- Propiciar aos alunos a oportunidade de conhecer a História dos Negros e, através das atividades apresentadas por eles, mostrar a importância da cultura negra na sociedade atual como forma de comprometimento com o ensino e com os valores morais e sociais.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Identificar manifestações culturais, políticas, sociais e econômicas da África.
-Relacionar o tema com a copa de 2010 engrandecendo as potencialidades e mostrando a realidade do povo africano.
-Valorizar as diversidades através das manifestações desses povos, relacionando-as com a nossa cultura.
-Mostrar quanto o nosso país está marcado pelo racismo e que o simples fato devisibilidade do problema já é uma vitória.
-Preservar a memória de grandes representantes da raça negra como forma de construir a História.
-Oportunizar o conhecimento das manifestações africanas, sua influência na nossa cultura, bem como a situação de rejeição em que se encontra grande parte da população afro – descendente.

CRONOGRAMA: O projeto deverá ser apresentado no mês que antecede o diada Consciência Negra (20 de Novembro).
1ª semana | 2ª semana | 3ª semana | 4ª semana |
Conhecer a história do povo africano através de textos, fotos, mapas, ilustrações, quadros, leitura de poesias etc. | Assistir ao filme “Histórias Cruzadas” e ouvir a música do Milton Nascimento (Lágrimas do Sul); Fazer uma roda de conversa sobre o filme e a música. | Atividades de colagens, dobraduras,...
tracking img