Letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BENJAMIM EM DOIS TEMPOS: Os anos de bronze e os dias atuais
Karoline Lins Bento de Oliveira

Resumo:
Este artigo apresenta uma analise sobre Benjamim, livro de Chico Buarque de Holanda, fazendo o paralelo entre os dois tempos descritos no livro, a sociedade na década de sessenta e a sociedade em que o protagonista atualmente vive. Destacando o período de Ditadura Militar no Brasil.
Palavraschave: Benjamim, sociedade e Ditadura Militar.

Karoline Lins Bento de Oliveira
Curso: letras – Português
Faculdade Jesus Maria José

1. Introdução:
O objetivo desse artigo é analisar através do livro de Chico Buarque questões a respeito da Ditadura militar e toda a sua forma opressora. Verificando também através das nuances do personagem principal características da sociedade na décadade sessenta e da sociedade atual. Diante desses fatores é possível mergulhar na história do Brasil, entendendo a importância desses fatos para a formação cultural do povo brasileiro.
2. Breve histórico sobre Chico Buarque de Holanda:
Chico Buarque de Holanda é músico, dramaturgo e escritor brasileiro. Ficou muito conhecido através de suas músicas, no qual várias delas foram censuradas peloregime militar no período de ditadura, necessitando se exilar na Itália.
Na carreira literária, Chico Buarque Buarque foi premiado com os livros Estorvo, Benjamim e Budapeste, sem contar com Leite derramado e também um livro infantil chamado Chapeuzinho Amarelo.
3. Benjamim:
O romance escrito por Chico Buarque de Holanda traz a estória de um homem de meia idade chamado Benjamim Zambraia quevê o seu passado vir a tona ao encontrar a Bela Ariela Mazé. Através dessa moça o protagonista da obra cria uma obsessão associando fatos do passado que não foram tão bem solucionados com o que o cerca no presente. Esses acontecimentos do passado ocorrem durante a década de sessenta, época de ditadura no Brasil. Período de grande repressão na literatura, música e social, sem democracia e altocusto de vida enfrentado pela população.
Benjamim é um romance que descreve situações do cotidiano em um lugar habitual, a estória se passa no Rio de Janeiro da década de sessenta e no de hoje mostrando ao leitor as imagens da sociedade de ontem e hoje dentro de um contexto.
O livro é narrado em dois tempos, pode-se perceber isso através de fatos contados que foram marcantes na história do país. Éum enredo tipo cinematográfico, pois passa em flash back, tem como característica marcante em seu início o desfecho da obra, que a morte por fuzilamento de Benjamim Zambraia, personagem principal do livro:
O pelotão estava em forma, a voz de comando foi enérgica e a fuzilaria produziu um único estrondo. Mas para Benjamim Zambraia soou como um rufo, e ele seria capaz de dizer em que ordem haviamdisparado as doze armas ali defronte. Cego, identificaria cada fuzil e diria de que cano partira cada um dos projéteis que agora o atingiam no peito, no pescoço e na cara. (BUARQUE, 1995, p. 9)

4. Quem é Benjamim Zambraia:

Benjamim Zambraia é um ex- modelo fotográfico, de meia idade que vive com o dinheiro da sua poupança e com pequenas participações que ainda consegue. Vive relembrandoos amigos que tivera, a carreira promissora e a namorada Castana Beatriz, que morre assassinada nos tempos da ditadura por sua culpa. Mais tarde apaixona-se novamente por Ariela Masé, uma corretora de imóveis, que ele acredita ser filha do grande amor de sua vida.
A característica principal do personagem é a aversão a mudanças. Benjamim vive de um passado, ele somente percebe que não vive mais ostempos antigos quando se olha no espelho ou olha para suas fotos antigas e depara-se com a transformação do tempo em seu corpo e em suas emoções.
5. A ditadura:
O período da ditadura foi um tempo violentamente marcado por opressões em no Brasil, e foi caracterizado pela falta de democracia, pela cassação dos direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que se...
tracking img