Dispositivos de entrada de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Dispositivos de Entrada

-------------------------------------------------
Cursode Ciência da Computação
-------------------------------------------------
Profa. Cliceres Mack Dal Bianco

Alunos:
Jaisson Cesar Binsfeld
Lucas Rebelato Ihme
Maicon André Dall’ Asta

2o semestre 2012

Sumário
1. Dispositivos de Entrada 3
1.1. Mouse 3
1.2. Teclado 3
1.3. Joysticks 4
1.4. Tablet 4
1.5. Mesa Digitalizadora 4
1.6. Dispositivos de Entrada 3D 41.6.1. Digitalizador 3D 5
1.6.2. Luvas 3D 5
1.6.3. Capacetes – Head – Mounted Display 5
1.6.4. Controladores 3D 5
1.6.5. Roupa RV 5
1.7. Questões 5
1.8. Referências 6

1.
Dispositivos de Entrada
Na computação os dispositivos de entrada e saída, são de muita importância para o usuário permitindo-o interagir com a máquina. Através dos dispositivos de entrada e saída acomputação teve sua popularização, resultando na tecnologia atual. Ao longo da história, podemos citar alguns dispositivos que iniciaram essa popularização, principalmente o monitor, mouse e teclado.
Através desses dispositivos foi dado o inicio a uma nova forma de se comunicar com o computador, onde foram implementados telas touch (sensível ao toque), mesa digitalizadora, luvas 3D, capacetes 3D,controladores 3D, roupa de RV, entre outros.
Estes dispositivos são de estrema importância, pois permitem a interação e movimentação com o sistema. (AZEVEDO; CONCI).
Dentre os dispositivos mais usados na computação gráfica podemos citar:

1.1. Mouse
Os mouses atuais utilizados por profissionais da computação gráfica são compostos por sensores óticos e processadores digitais para escanear asuperfície sob o mouse sem a bola de rolagem. Enviam 1.500 sinais por segundo para rastear com segurança o menor movimento possível. (AZEVEDO; CONCI).
O mouse é uma das ferramentas mais importante que o computador possui, devido a ele permitir a interação do usuário com a máquina, por exemplo: abrir pasta/arquivos, avançar vídeos/musicas, etc.

1.2. Teclado
Basicamente podemos definir umteclado como um conjunto de teclas associadas a um código que corresponde ao caractere ou função. Diversos dispositivos de teclado foram inventados ao longo de décadas, porém o mais usado é o teclado QWERTY. É irônico pensar que esse teclado foi inventado para a redução da velocidade do digitador e, como consequência, causar menores danos à sua saúde. (AZEVEDO; CONCI).
Juntamente com o mouse oteclado é outro periférico muito importante para o usuário, pois ele permite digitar textos, sem nos preocuparmos com o código que cada letra possui, pois ele lê isso automaticamente.

1.3. Joysticks
Segundo Azevedo e Conci (2003), “São alavancas de comando que determinam a direção e velocidade do cursor na tela. São usados geralmente nos jogos de videogame, estações de realidade virtual eestações industriais de controle de robôs.”
Os Joysticks são muito utilizados principalmente para jogos, eles facilitam a jogabilidade para o usuário, existe vários modelos de joysticks.
1.4. Tablet
Os tablets são extensões dos monitores sensíveis ao toque. Fruto de anos de pesquisas sobre como os profissionais realmente trabalham, os novos tablets são calibrados com perfeição para ler comabsoluta precisão os movimentos da caneta, que opera com 1.024 níveis de sensibilidade à pressão. Estes são traduzidos em curvas suaves, transições graduais e controles precisos do traço. Um software incluso nos pacotes dos hardwares de tablet possibilita o reconhecimento da escrita. (AZEVEDO; CONCI).
Os tablets estão cada vez mais se popularizando devido sua fácil mobilidade, e seu...
tracking img