Artigo de entrada e saidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1707 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA OPERACIONAL DE ENTRADA E SAÍDA
THAYS MILENA E SILVA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ – FATEPI
Rua 1º de Maio, 2235 – Primavera, fone: 2107 2200
CEP: 64002-510 – Teresina-Piauí




Resumo. O Sistema de Entrada e Saída é responsável por conectar fisicamente o processador e a memória do sistema ao barramento, visa apresenta um dos principais marcos da evolução dos dispositivosde dados em computadores, uma versão do sistema de entrada/saída, o qual é composto por um barramento central, relógio do sistema, dispositivo de vídeo e outros periféricos, apesar de inúmeras variedades de dispositivos de entrada e saída, só precisamos de alguns poucos conceitos para entender como os dispositivos são conectados e como o software pode controlar o hardware e barramentos nãoprecisa ter interface direta com a memória, foi desenvolvido para fazer com que seja possível a comunicação entre vários dispositivos para um maior aproveitamento.


1 Introdução

Os elementos de hardware envolvidos no Sistema de Entrada/Saída são barramentos, controladores de dispositivos e os próprios dispositivos. O trabalho de mover dados entre os dispositivos e a memória principal érealizado pelo CPU como Entrada/Saída programada, ou é deixado para um controlador de DMA. Dentre as inúmeras funções do Sistema Operacional, também é de sua responsabilidade controlar os dispositivos de E/S de um computador. Para isso, o sistema operacional pode enviar comandos aos dispositivos, tratar interrupções e erros, além de fornecer uma interface entre os dispositivos externos e o sistema.Em sistemas como computadores pessoais e estações de trabalho a interface de entrada permite a introduzir dados externo em um computador e dispositivo de saída é qualquer sistema que permite o computador disponibilizar para o exterior para que seja posteriormente utilizado, o qual é composto por um barramento central, relógio do sistema, dispositivo de vídeo e outros periféricos, dados e controle,de maneira semelhante à conexão entre memória principal e processador.


2 Sistema de Entrada e Saída

(Livro S.O, 2004, pag,349) Os dispositivos ligados a um computador variam em muitos aspectos. Alguns dispositivos transferem um caractere ou bloco de caracteres de cada vez. Alguns só podem ser acessados sequencialmente, outros aleatoriamente. Alguns transferem dados de forma síncrona,outros de forma assíncrona. Alguns são dedicados, alguns copartilhados. Eles podem ser somente de leitura ou de leitura/escrita, eles variam bastante em velocidade.
(Livro S.O, 2004, pag,349).De muitas maneiras, eles também são os mais lentos dentre os componentes principais do computador. A tecnologia do dispositivo de E/S exibe duas tendências em conflitos. Por um lado, vemos uma padronizaçãocrescente da interfaces de software e hardware. Essa tendência nos ajuda a incorporar gerações de dispositivos melhoradas aos computadores e sistemas operacionais existentes. Por outro lado vemos uma variedade cada vez mais ampla de dispositivos de Entrada/Saída.
O Sistema de entrada/saída define a arquitetura do relacionamento e comunicação entre todos os componentes do computador, provendo otransporte de informações e os seus métodos.
O gerenciamento das operações de entrada/saída, feita pelas aplicações, é realizado pelo sistema operacionais Conforme(Tamenbaum-2003), que disponibiliza rotinas de entrada/saída de alto nível, escalona processos para receber o atendimento das requisições e aciona as funções básicas fornecidas pelo circuito controlador do dispositivo ou as funções maiselaboradas fornecidas pelo programa controlador de dispositivo (drivers).

Figura. Exemplos de como os dispositivos são conectados ao barramento de sistema.



3 Entrada/Saída com interrupção

Na Entrada/Saída com interrupção, o processador não fica dedicado à operação de entrada e saída. O processador é alocado somente quando realmente deve ser transferido um dado entre a memória e a...
tracking img