Estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 

A Influência do Comércio Eletrônico na Percepção de Oportunidades de Negócio na Visão dos Empreendedores
Autoria: Alberto de Medeiros Jr., Grazielly Esteves Rodrigues, Luiza Pereira Aniceto, Marcelo de Lima Russo, Virginia Lomonaco Nogueira Sciascia

RESUMO A pesquisa natureza qualitativo-exploratória identificou os principais fatores relacionados ao comércio eletrônico que influenciam osempreendedores a perceber oportunidades de negócios virtuais. Procurou-se contemplar uma visão abrangente dos sites de varejo virtual de diferentes segmentos de atuação e de compras coletivas. Por entrevistas mediante roteiro previamente elaborado foi realizado um estudo relacionando os fundamentos teóricos explorados. A análise de dados utilizou a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontama relevância do perfil dos empreendedores envolvidos na montagem do negócio, as oportunidades percebidas, bem como as particularidades apresentadas pelo comércio eletrônico, as estratégias adotadas e as tendências do mercado.

1   

 

INTRODUÇÃO Em um ambiente global permeado pela aceleração da informação e a crescente exigência do mercado, a Internet tornou-se uma ferramenta fundamental para ocomércio. Por atrair usuários diversificados e ser acessível a milhões de pessoas a qualquer momento e lugar, a rede tornou-se um palco de atrativos e oportunidades de negócios para empreendedores dispostos a inovar ou seguir tendências. O aumento do uso da banda larga, a segurança dos meios de pagamentos on-line, a troca de informação e as tecnologias inovadoras impulsionam o cenário eletrônicoperante o mercado, já que há também uma mudança na forma de distribuir e consumir bens e serviços fazendo com que as pessoas possibilitem a elevação de compras pela web. Tem-se observado que o comércio eletrônico é um setor que tem despertado grande interesse dos jovens empreendedores que vêm nele grande potencial, uma vez que a quantidade de consumidores pela web tem crescido a uma taxa média de35%, evoluindo de 9,5 milhões em 2007 para 31,9 milhões em 2011, e o faturamento aumentando de R$6,3 milhões em 2007 para R$18,7 milhões em 2011, com taxa média de crescimento de 30% (EBIT, 2012) Esse cenário possibilita a pesquisa do seguinte problema: Qual é a influência exercida pelo comércio eletrônico sobre a percepção de oportunidades de negócios virtuais, na visão dos empreendedores?Complementou-se a pesquisa com os seguintes objetivos específicos:      Identificar o perfil do empreendedor virtual. Verificar os principais fatores que atraem novos empreendimentos virtuais. Analisar as barreiras de entrada para criar um negócio virtual. Reconhecer as tendências do comércio eletrônico para os novos empreendedores. Identificar quais as estratégias adotadas para se diferenciar nomercado eletrônico.

1. REFERENCIAL TEÓRICO 1.1 Comércio Eletrônico A evolução da tecnologia impulsionou o mercado também a evoluir de forma constante. Fleury (2001, p. 17) comenta: “a difusão da Internet, que pode ser considerada uma evolução na comunicação eletrônica, iniciou uma nova tecnologia, que está alterando a forma como as pessoas e organizações vivem e interagem”. Segundo Turban e King(2004, p. 3) “por comércio eletrônico (CE, e-commerce) entende-se o processo de compra, venda e troca de produtos, serviços e informações por redes de computadores ou pela Internet”. Por e-businnes, entende-se:
[...] uma definição mais ampla de CE que não inclui simplesmente a compra e venda de produtos e serviços, mas também a prestação de serviços à clientes, a cooperação com parceiros comerciaise a realização de negócios eletrônicos dentro de uma organização (TURBAN; KING, 2004, p.3).

1.1.1 Histórico do Comércio Eletrônico Na década de 1990 iniciou-se a descoberta de algumas lojas venderem seus produtos de forma inédita, mas nessa época a Internet ainda estava em fase de amadurecimento. No início de 2001 algumas empresas encontraram dificuldades para obter capital e confiança para...
tracking img