Psicologia do desenvolvimento - resumos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 83 (20687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumos de Psicologia do Desenvolvimento

“A psicologia possui um longo passado, mas ainda uma curta história.”
Isto acontece porque os pensamentos e posições que foram tomadas pelos pensadores e homens que estudaram os temas que hoje em dia se enquadram na Psicologia são já bastante antigos. Porém, como ciência independente, a Psicologia é ainda bastante recente, daí a sua “curta história”.Teoria platónica – Imortalidade da alma e a concebia separada do corpo. Teoria arostotélica – Mortalidade da alma e a sua relação de pertença ao corpo. Dualismo psicofísico (de René Descartes) – A mente é exclusividade do homem. A ciência deveria cuidar do corpo e a filosofia da alma ou mente.

Psicologia científica Encarava o conhecimento como fruto da razão: 1. Havia a possibilidade dedesvendar a natureza e as suas leis pela observação rigorosa e objectiva; 2. Havia a necessidade dos homens construírem novas formas de produzir conhecimento, que não fossem estabelecidas pelos dogmas religiosos e/ou pela autoridade eclesial; 3. Havia a necessidade da ciência.

Empirismo Inglês – John Locke e David Hume Há valorização dos processos de percepção e de aprendizagem no desenvolvimento damente. O conhecimento tem uma base sensorial: as associações fundamentam a memória e as ideias, havendo destaque para o cérebro. Método analítico rigoroso no estudo dos fenómenos mentais. A percepção, imaginação e memória seriam o resultado de aglomerados de sensações que se combinavam segundo certas leis. Propõe-se a introspecção.

John Locke propôs a teoria das associações de ideias e faz adistinção entre experiência externa (sensação) e a experiência interna (reflexão). Sublinha o papel das impressões sensoriais no desenvolvimento da nossa experiência. Já Hume afirmou que as representações eram imagens de impressões sensoriais.

Psicologia científica Esta passa a: 1. Definir o seu objecto de estudo; 2. Delimitar o seu campo de estudo; 3. Formular métodos de estudo deste objecto;4. Formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.

Estruturalismo
Processo rigoroso através do qual se procura “extrair” a mais simples das sensações e sentimentos da experiência consciente. O objectivo era descrever uma experiência sem interpretar o que estava a acontecer. Tinha de ser descrito a intensidade, duração, modo e a qualidade da sensação. Fundadores:Wilhelm Wundt e Edward B.Titchener Impulsionadores: Carl Stumpf, G.E.Muller e Oswald Kulpe

Funcionalismo
O objectivo da Psicologia é o ajustamento do organismo às exigências do meio em que vive. Esta deve estudar as funções adaptativas do comportamento e dos processos mentais, e não somente a sua estrutura e composição. William James elege a consciência como o centro das suas preocupações e busca acompreensão do seu funcionamento, na medida em que o homem “usa” a mente para se adaptar ao meio.

O Funcionalismo é visto como um conjunto de valores e procedimentos que enfatizam os actos adaptativos e as relações funcionais empiricamente demonstradas. Deste modo, podemos dizer que uma pessoa é construída através dos seus sentimentos e sensações elementares, inspeccionadas individualmente,que de forma organizada constituem a nossa consciência. Porém, nem todos nós somos capazes de interpretar aquilo que estamos a sentir!

Em 1879 foi criado o primeiro laboratório de Psicologia Experimental na Universidade de Leipzig na Alemanha. As operações mentais (consciência) não são mais do que a organização de sensações e sentimentos elementares! Porém, nem todos nós somos capazes deinterpretar aquilo que estamos a sentir! Fundadores: John Dewey e James R. Angell Impulsionadores: Robert S.Woodworth e Harvey Carr

Associacionismo
A aprendizagem se dá por um processo de associação de ideias – das mais simples às mais complexas. Todos os comportamentos de um organismo vivo tendem a repetir-se se nós recompensarmos (efeito) o organismo assim que emitir o comportamento. Por outro...
tracking img