Letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Erro Construtivo

1. Erro de Transcrição de fala: A criança escreve como fala. Ex: “ispaço”, ela não consegue identificar que existe diferença entre fala e escrita.
2.Supercorreção ou Hipercorreção: A criança recebe uma correção e passa a aplicá-la em todos os casos. Ex: “Bruxa”, provavelmente essa criança aprendeu que os nomes de pessoas devemser escritos com letras maiúsculas, já que ela considera que as bruxas são pessoas, ela pôs maiúscula na sua inicial.
3. Desconsideração das regras contextuais: Não sabemutilizar as exceções gramaticais que têm regras: Ex: “asoprou”, não conhecem o uso do S dobrado na palavra.
4. Ausência de nasalização ou troca de nasais: A criança não usa o M ou Npara nasalizar uma palavra ou nasaliza com o uso do til. Ex: “motaram”, ela quis dizer “montaram”.
5. Origem das palavras: Não sabem utilizar as exceções concedidas pelaetimologia. Ex: “fes”, se o som é de S, a criança não entende que a palavra é escrita com Z.
6. Troca de homorgânicos: Confundem os fonemas que são produzidos pelo mesmo órgãofonador. Ex: “mateira”, a criança confundiu os sons produzidos por T e D, ela quis dizer “madeira”.
7. Não registro de sílabas complexas: A criança tem dificuldade de registrarsílabas que contenham mais de uma vogal ou consoante. Ex. “fogete”, quando deveria ser “foguete”.
8. Ausência de segmentação: Ocorre quando a criança junta as palavras. Ex: “ajudala”.Ela não soube separar o pronome do verbo.
9. Segmentação indevida: Quando a criança separa palavras que aparentemente possuem sentindo quando separadas. Ex: “des motou”. Elaquis dizer “desmontou”.
10. Troca de AM pelo ÃO (vice-versa). A criança não sabe utilizar os modos verbais no futuro ou no passado. Ex: “forão”, quando deveria ser “foram”.
tracking img