Lar seguro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Ambiente de Negócios

Plano de Negócios “Descomplicado”
Prof. Francisco Alvino

Plano de Negócios
Defina o conceito e planeje o seu negócio Para o Sebrae:
O empreendedor deve construir um plano de negócio, onde organiza as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresaem metas alcançáveis. Esses dados devem ser discutidos na consultoria de viabilidade. No plano de negócio ficam registrados o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro que viabilizará o novo empresa. E lembre-se que o plano de negócio não é um documento fechado em uma gaveta, mas um projeto vivo que você deve mantersempre atualizado.

O Plano de Negócios é como um mapa!

É um roteiro de viagem contendo: o início e qual é o objetivo. Quem irá na viagem, descreve com detalhes as etapas, quanto custará e concluí sinalizando se é ou não uma boa opção de viagem

O Plano de Negócios pode ser dividido em duas partes

O passo-a-passo de um bom plano de negócios 1 - Sumário executivo É uma descrição clara econcisa do negócio. Evite hipérboles como "modelo revolucionário" ou "tecnologia de última geração". O plano serve para mostrar que o modelo é sustentável. E não para impressionar as pessoas.

2 - O produto Mantenha o foco. Não tente ser tudo para todos. Inclua um cronograma lógico para aumentar a oferta de produtos. Ao descrever o seu produto ou serviço, deverá deixar bem claro suas vantagens ebenefícios. Citar aspectos que levarão o consumidor a escolher o seu produto/serviço, em vez de outros disponíveis no mercado

3 - O mercado e a concorrência Mostre em detalhes o mercado em que pretende atuar. Quem ganha dinheiro? Como ganha? Quem são os clientes? Use dados disponíveis na literatura de negócios e nas análises de consultorias e bancos de investimentos.

4 - Planejamento demarketing e vendas Não basta mostrar que o mercado existe ou apenas quantificálo. Deixe claro como encontrará seus clientes e como chegará até eles.

5 - A equipe de gestão Responda a duas perguntas: quais são as competências de cada gestor e as habilidades necessárias para a execução do negócio. Reconheça quando for necessário trazer talento de fora.

6 - Os riscos e as oportunidades Uma dasmaiores falhas de um plano de negócios é deixar de incluir os prová veis obstáculos que a empresa enfren tará e os planos de contingência.
7 - Planejamento financeiro Esse item deve antever o fluxo de caixa até pelo menos dois anos depois do negócio se tornar autossustentável. E, claro, não deixe de apontar a expectativa de retorno.

O plano é mais um processo do que um produto. É dinâmico,vivo, e deve ser sempre atualizado. Não deve ser confundido com a empresa. Não é o negócio, mas a sua descrição. O plano de negócios pode indicar que o empreendimento tem grande potencial de sucesso, mas também pode dar evidências de que o que se propõe realizar é irreal ou inviável, que existem obstáculos jurídicos ou legais intransponíveis, que os riscos são incontroláveis ou que a rentabilidade éaleatória ou insuficiente para garantir a sobrevivência da empresa ou do novo negócio. Pode sugerir também que o empreendimento seja adiado.

Mas, por que os empreendedores devem elaborar o plano de negócios? Porque a taxa de mortalidade de novas empresas é bastante elevada nos três anos seguintes à sua criação: o número chega a cerca de 90% no Brasil. As causas podem ser atribuídas, em grandeparte, ao lançamento prematuro do novo produto ou serviço. Porque as empresas instaladas, principalmente as pequenas e médias empresas, sofrem a concorrência de grandes conglomerados internacionais e de outras modalidades de negócios, principalmente venda e serviços eletrônicos; isso faz com que a lucratividade diminua a ponto de comprometer a sua sobrevivência. Porque alguns empreendedores...
tracking img