Letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

BOAS PERGUNTAS MOBILIZAM CAPACIDADES DE LEITURA
PERGUNTA DIRIGIDA AO ALUNO PRECISA SER DELIMITADA COM CLAREZA, QUER DIZER, É PRECISO PENSAR O QUE SE PRETENDE, O QUE SE ORIENTA, E O QUE SE PÕE EM FOCO COM ELA

por Delaine Cafiero

Conversa entre um menino de 3 anos e um adulto: — Você conhece a minha mãe? — Não, não conheço não. — Ela é a Teresa. — E você, como chama? — Eu chamo ela demainha, ué, ela é minha mãe... — Ah! Sei. E seu nome? Qual é o seu nome? — Mateus.

Ponto de partida Esse diálogo curto, que ouvi dia desses, me fez refletir sobre o papel das perguntas na compreensão: nem sempre a pergunta que fazemos orienta para a resposta que esperamos ouvir. Explicando com o exemplo: quando o adulto pergunta “E você, como chama?”, está querendo que Mateus se apresente, quediga qual é o seu nome. O garoto, no entanto, entende que o adulto quer saber como ele faz para chamar (ou evocar) a sua mãe. Alguém poderia argumentar que a ausência do se na pergunta do adulto é que gera ambiguidade para a criança porque tira a reflexividade do verbo chamar. No entanto, o fato de a pergunta não ter sido feita com o se, que apareceria numa frase da língua padrão, não parece ser oponto. Se a pergunta fosse “Como você se chama?”, provavelmente, a resposta do menino seria a mesma. Explicação mais interessante é a que leva em conta o contexto cognitivo da criança naquela situação de comunicação. Ou seja, o que era o foco de atenção para Mateus naquele momento era a mãe, pois tinha acabado de dizer “Ela é a Teresa”. A pergunta que se seguiu mostra que o interlocutor adultodeslocou o foco de atenção da mãe para o garoto, e este não fez o mesmo deslocamento. Achando que o adulto ainda continuava a falar sobre a mãe, respondeu: “Eu chamo ela de mainha, ué, ela é minha mãe...”.

2

Essa reflexão enseja pensar no ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente no ensino de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. Logo que a criança se alfabetiza e começa aconquistar a leitura dos primeiros textos, a escola tende a lidar com perguntas que, supostamente, estariam contribuindo para a compreensão. A atividade de ler e depois responder a um conjunto de perguntas sobre o texto é muito comum em sala de aula. Essas, muitas vezes, são tarefas apresentadas em xérox ou no quadro de giz. O problema é que, em muitos casos, as perguntas escritas não orientam acompreensão do aluno, elas podem, às vezes, até mesmo desorientá-lo. Neste trabalho vamos analisar questões propostas em atividades de leitura em situação escolar com o objetivo de evidenciar dificuldades que algumas perguntas podem impor ao aluno. Junto com essas análises, vamos apresentar uma discussão defendendo que boas perguntas podem mobilizar capacidades (ou habilidades) de leitura,orientando o leitor para que compreenda um texto.

Prova de fogo Há quase quatro anos fui procurada por uma professora muito preocupada que não entendia por que seus alunos de terceiro ano (crianças de 8 anos) não se saíam bem nas provas aplicadas por ela. O argumento era de que em situações de sala de aula os alunos sempre participavam muito, davam boas respostas oralmente e mostravam entender o textoque liam, mas quando respondiam perguntas por escrito era um desastre, segundo ela. A professora era muito bem intencionada, entusiasmada com seu trabalho e curiosa, buscava pesquisar, encontrar respostas para o que não conseguia explicar em sua prática. Para tentar ajudar, propus analisar junto com ela uma prova recente que os alunos haviam feito e que reproduzo a seguir, em fragmentos, emfunção de meus objetivos de análise. A prova tinha seis questões a partir de três textos. O primeiro era a capa de uma revista de variedades, de circulação nacional, a revista ISTOÉ no 1916, de 12 de julho de 2006.

3

A relação entre irmão também é assunto de pesquisadores! Leia as informações da capa da revista ISTOÉ: 1 - Sobre a revista, responda:
a)

A revista ISTOÉ é destinada a qual...
tracking img