Incertezas em medidas experimentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome do Experimento: Incertezas em medidas experimentais


Objetivos: Ao final deste experimento o aluno deverá conseguir observar a incerteza que cada equipamento nos mostra nos experimentos.Não importa a marca, a qualidade ou a precisão, eles nunca serão cem por cento precisos. Levando em conta essas informações, poderemos estimar a incerteza de uma medida, a partir de fórmulas.
Tambémdeverá ser observado a forma como se utiliza o paquímetro para medir o comprimento dos objetos utilizados e a balança para medir a massa.


Introdução teórica:

Costuma-se pensar na física, quequalquer quantidade que medimos tem um valor "verdadeiro", que é o
resultado que obteríamos se tivéssemos um aparelho de medição perfeito. Quinze minutos em qualquer laboratório, independentemente dasofisticação do equipamento, vai desiludir rapidamente que a noção de que
qualquer aparelho de medição é perfeito.
Dispositivos de medição reais sofrem de uma variedade de imperfeições que limitamnosso conhecimento do valor "real" de qualquer medição. Os dispositivos podem ser mal feito, fora de ajuste, sujeito a ruído ou outros efeitos aleatórios, ou difícil de ler com precisão. Estesproblemas significam que o valor exato de qualquer quantidade medida será sempre incerto.
A incerteza é, portanto, uma parte inevitável do processo de medição. Vamos procurar reduzir a incerteza demedição sempre que possível, mas em última análise, haverá alguma incerteza principal de base que não pode ser removido. Neste ponto, nossa tarefa é estimar totalmente o tamanho da incerteza e comunicarclaramente o resultado.

Como exemplo, iremos utilizar a “régua” mostrada na figura abaixo:

Régua
Objeto de Medida


A régua estádividida em unidades e o objeto está mostrado. Vamos imaginar que, inicialmente, nosso métodos de medida seja absolutamente correto. Portanto, levaremos em conta de que somos excelentes medidores e...
tracking img