Incertezas em medidas experimentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome do Experimento: Incertezas em medidas experimentais


Objetivos: Ao final deste experimento o aluno deverá:

- Usar o paquímetro para medir o comprimento de objetos;
- Usar uma balançapara medir a massa de objetos;
- Compreender que existe uma incerteza em toda medida experimental;
- Estimar a incerteza de uma medida.


Introdução teórica:

Toda vez que um experimentadorrealiza uma medida, o resultado que ele obtém não é apenas um número. Está medida possui unidades, e possui também o que chamamos de incerteza da medida ou erro da medida.

Uma medida experimentaldetermina da melhor maneira possível um valor da grandeza física, cujo valor exato é sempre desconhecido. A expressão que é fornecida para o resultado da medida deve indicar este fato, e isto é feitoatravés da determinação da incerteza experimental.

O objetivo de uma medição é determinar o valor de uma grandeza específica (mensurando) a ser medida. Uma medição começa, portanto, com umaespecificação apropriada do mensurando, do método de medição e do procedimento de medição. Em geral, o resultado de uma medição é somente uma aproximação ou estimativa do valor mensurando, do método demedição e do procedimento de medição. Este resultado só é completo quando acompanhado pela declaração de incerteza dessa estimativa. Em muitos casos, o resultado de uma medição é determinado com base emséries de observações obtidas sob condições de repetitividade. Supõe-se que as variações em observações repetidas surjam porque as grandezas de influencia que possam afetar o resultado da medição nãosão mantidas completamente constantes.

Em geral, uma medição tem imperfeições que dão origem a um erro no resultado da medição. Existem os erros grosseiros ou simétricos que podem decorrer, porexemplo, da má leitura das escalas, de ajustes imperfeitos do instrumento, ou seja, basicamente da imperícia ou desatenção da pessoa que está medindo. Os erros aleatórios decorrem de fatores não...
tracking img