Biomedicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERMEABILIDADE SELETIVA E OSMOSE
A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físicoimportante na sobrevivência das células. A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir amesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água mas impedem a passagem de outrasmoléculas.
A osmose ocorre sempre em busca de equlíbrio isotônico entre dois meios, em relação a soluto e solvente.
A osmose pode ser dividida em dois tipos:
* exosmose: o fluxo de água é feito dointerior para o exterior;
* endosmose: o fluxo de água é feito do exterior para o interior.
A osmose ajuda a controlar o gradiente de concentração de sais em todas as células vivas. Este tipo detransporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é considerado um tipo de transporte passivo. Quando uma célula é colocada num meio hipertônico em relação ao seu citoplasma,esta perde volume através de osmose (estado de plasmólise). Porém, quando colocada em meio hipotônico (como por exemplo, água destilada), a célula aumenta o volume e fica túrgida (estado deturgescência). Nas células animais, por vezes, a entrada de água supera a elasticidade da membrana plasmática e a célula sofre ruptura (lise celular); em hemácias, o fenómeno é conhecido como hemólise. Estasituação não se dá em células vegetais devido à existência de parede celular constituída por celulose, que lhe confere rigidez.
A batata é um tubérculo subterrâneo da batateira, muito empregue na alimentação.As células que o constituem formam um tecido – o parênquima amiláceo – com forma arredondada em que o citoplasma apresenta inúmeros corpúsculos ovóides ou elípticos: os amiloplastos. Estes...
tracking img