Leitura e os sentidos dos textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA

SERVIÇO SOCIAL
1ª SÉRIE

ATPS
LEITURA E OS SENTIDOS DE TEXTOS

Alunas: Ana Cristina Vieira Gomes - RA 4573909566
Laudinéia Bellincanta - RA 4573894195
Selma - RA 4300064067


Professor Dr. Luiz Roberto Wagner



Limeira,12 de junho de 2012
Concepção da Leitura
Navegaremos no mundo da leitura e interpretação, e aimportância da leitura.
O que é ler! Para que ler!Como ler!Evidentemente, as perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos, os quais levarão uma concepção de leitura decorrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote. A leitura é o meio pelo qual adquirimos informações e a desenvolvemos reflexões críticas sobre a realidade.
Sobre essa questão, koch (2002)afirma que á concepção de língua como representação do pensamento corresponde á de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações. Trata-se de um sujeito visto como um ego que constrói uma representação mental e deseja que esta seja ''captada'' pelo interlocutor da maneira como foi mentalizada. A leitura, assim, é entendida como a atividade de captação das ideias do autor.Consequentemente, a leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua linearidade, uma vez que "tudo está dito no dito".
Se, na concepção anterior, ao leitor cabia o reconhecimento das intenções do autor nesta concepção, cabe-lhe o reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto. Em ambas, porém, o leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento,de reprodução.
A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificação letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção,antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência. È o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante de dificuldade de compreensão, avançar na busca de esclarecimentos, validar no texto suposições feitas..
Estratégias de Leitura
De um leitor , espera-se que processe ,critique, contradiga ou avalie a informaçãoque tem diante de si, que a desfrute ou a conteste, que dê sentido e significado ao que lê. Nossa atividade de leitores ativos em interação com o autor e o texto começa com antecipações e hipóteses elaboradas com base em nossos conhecimentos sobre:
· O autor do texto;
· O meio de veiculação do texto;
· O gênero textual
· O titulo; elemento constituido do texto cuja função é geralmente chamar aatenção do leitor e orientá-lo na produção de sentido;
· A distribuição e configuração de informação no texto.
Durante a leitura fazemos antecipações, levantamos hipóteses que, no decorrer da leitura, serão confirmadas ou rejeitadas, As hipóteses serão reformuladas e novamente testadas em movimento que destaca a nossa atividade de leitor, respaldada em conhecimentos arquivados na memória (sobrea língua, as coisas do mundo, outros textos, outros gêneros textuais). O objetivo da leitura de modo geral, podemos dizer que há textos que lemos porque queremos nos manter informados (jornais, revistas); há outros textos que lemos para realizar trabalhos acadêmicos (dissertações, teses, livros, periódicos científicos);há, ainda ,outros textos cuja leitura é realizada por prazer, puro deleite(poemas,contos,romances);e,nessa lista,não podemos nos esquecer dos textos que lemos para consulta (dicionários, catálogos ),dos que somos '' obrigados ''a ler de vez em quando (manuais ,bulas),dos que nos caem em mãos (panfletos) ou nos são apresentados aos olhos (outdoors, cartazes,faixas).
São, pois, os objetivos do leitor que nortearão o modo de leitura, em mais tempo ou em menos tempo; com...
tracking img