Letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Católico Unisalesiano
















Letras






Mayra Reche de Melo


Professora: Paola de Carvalho Buvolini






Literatura Brasileira


Resenha critica sobre a importância da periodização literária no ensino Médio










































Lins
2011






Romantismo


No Brasil a leitura nãoé algo muito comum, justamente porque os brasileiros não possuem este hábito.


A maioria dos professores e educadores tentam incentivar os alunos a ler, pois a maioria dos jovens, principalmente, não gostam de ler, e hoje a leitura é essencial, através dela, adquirimos conhecimento e informações de tudo.


Quando se fala em literatura é pior ainda, pois as obras literárias defato não são fáceis de entender, devido ao fato da época em que se foi produzida.


A literatura, nos mostra como era antes, isto é, os problemas que se passavam na sociedade na época em que foi escrito, ou seja, os autores escreviam isso para que a sociedade pudesse refletir e mudar a situação. Por este motivo, a literatura tem sido mais um componente presente em provas devestibulares, pois além de trazer conhecimento da época em que a mesma foi escrita, faz a gente refletir nos dias de hoje também.


Estas obras literárias explicam o que aprendemos nas aulas de História, um grande exemplo é a escravidão, que aprendemos tanto na disciplina de História quanto em geografia, e as obras literárias provam isso, alguns autores escreviam sobre a escravidão.Nos vestibulares, as obras literárias mais comuns são:


O cortiço, Aluísio de Azevedo;Vidas secas, Graciliano Ramos;Noite na taverna, Álvares de Azevedo;Senhora, José de Alencar e dentre outras.

Ë importante aprendermos a periodização literária no Ensino Médio porque a nossa vida hoje está relacionada ao inicio de todas elas por causa dos laços maternais, históricos,culturais e desenvolvedores da vida humana atualmente, pela natureza da vida na terra que vem desde a história dos pré peludos, homens das cavernas. E se pularmos qualquer parte desta história estaremos pulando uma parte da nossa vida, sendo-nos incompletos com nossa própria e existência, conhecimento, crescimento humano e nosso valor pela rica humanização terrestre, pois sem ela estamos nosdesvalorizando com tudo, pois especialista pode a qualquer momento ser surpreendido pela pouca utilidade do seu saber, como o soldador foi substituído pelo robô e o artesão gráfico pelo computador.A periodização literária é importante no ensino médio porque é a história das poesias, histórias dos tempos vividos(políticos, culturais e sociais), frases, musicas, artes e obras que simbolizaram marcas das épocasdesde o descobrimento do Brasil até agora.A literatura nos informa sobre todos acontecimentos através dos autores de diversas épocas e períodos literários, por isso que ela cai nos vestibulares e no Enem.
A rapidez com que as mudanças sociais estão se processando e alterando a nossa vida cotidiana impõe como prioridade o ensino da Literatura Brasileira. A prática da leitura dareflexão e da produção de textos é reconhecidamente a maneira de desenvolver competências para que os alunos possam assimilar informações e utilizá-las em contextos variados.
A repetição e a padronização já não tem mais espaços na sala de aula. Ao contrário, busca-se estimular a criatividade, o espírito inventivo e a curiosidade, objetivando-se uma diversificação com qualidadepara que os indivíduos estejam aptos ás constantes mudanças de rumo profissional na era da globalização.
Além disso, as autoridades educacionais reconhecem que “a escola está repleta de jovens que anseiam trabalhar e trabalhadores que precisam estudar para dominar habilidades que lhes permitam assimilar e utilizar produtivamente recursos tecnológicos novos e em acelerada...
tracking img