Letra de cambio e nota promissoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO
Objetivo deste trabalho é apresentar sobre o tema "Letra de Câmbio", que tem um expressivo espaço dentro da disciplina de Direito Comercial.
A pesquisa fundamentou-se basicamente sobre ahistória, conceito e as regras do documento aplicadas no mercado. Que teve início no comercio chinês
A Letra de Câmbio é um documento muito utilizado nas transações de âmbito nacional einternacional , por ser este um instrumento que reveste um alto grau de certeza e segurança, permitindo a circulação da riqueza.
No intuito de melhorar o conhecimento e o entendimento do assunto, anexamos algunsdocumentos, que são usados no mercado financeiro brasileiro.






















LETRA DE CAMBIO
Desenvolvimento histórico
Os pesquisadores situam entre as instituiçõesmedievais as raízes históricas da letra de câmbio. Pelo menos foram algumas delas que, pela sua evolução, configuraram o título nos padrões modernos. Assim , têm sabor de curiosidade as narrativas ounotícias como que nos transmite Escarra de que na china, mil anos antes de cristo, existia um titulo – Fei k’iuan – que pode ser havido como ancestral da atual letra de câmbio. Outros a queremvislumbrar entre os romanos onde Thaller foi buscar a figura da delegatio para formular a sua teoria cambial.
As instituições jurídicas, como todas instituições sócias, não nascem do dia para a noite. Têmseus precedentes e seus antecedentes. O fato, porém, é que letra de câmbio vulgarizou-se, passando ser usada intensamente, na idade média.
O jurista alemão kuntze, com proveito didático, dividiu ahistória cambial em três períodos:
o período italiano, ate 1650, no qual a letra de câmbio constituía um meio de troca, escambo, de moedas;
período francês, de 1650 a 1848, no qual constituía simplesmeio de pagamento, fundado no contrato de compra e venda, em cuja teoria toma papel relevante, como ate hoje, provisão;
período germânico, de 1848 até nossos dias, no qual se constitui letra de...
tracking img