Dualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.E.F.M.P.L.A.S

NOME: Maciel Barbosa N°27
TURNO: Tarde
TURMA: B
SÉRIE: 3° ano DISCIPLINA: FÍSICA
PROF(A):THIAGO

PRINCIPIO DA DUALIDADE
Onda/partículaSanta Rita: 21/11/12
Questões:
1°)EXPLIQUE O PRINCIPIO DA DUALIDADE ONDA/PARTÍCULA.
R: Até o final do século XIX, toda a Natureza podia ser descrita através de duas teorias: a teoria corpuscular, ea teoria ondulatória. Todo fenômeno ocorrido ou se apresentava como partícula, ou se apresentava como onda. Isso mudou quando observaram os resultados de certas experiências ocorridas no século XX.Quando fazemos um feixe de luz passar por um anteparo com duas pequenas fendas, podemos perceber um padrão de interferência. Entretanto, esse comportamento foi observado quandofizeram esse mesmo tipo de experimento utilizando um feixe de partículas (elétrons ou nêutrons). Assim, um feixe de partículas produziu esse padrão, fato que não era esperado (esse experimento foi repedidovárias vezes para apenas uma partícula (elétron), e ao se sobrepor os resultados, novamente se percebia um padrão de interferência).
Assim devemos associar à partícula uma ondapara que possamos dar conta da característica ondulatória. Por outro lado, devemos relacionar esta onda à probabilidade de se encontrar a partícula em um determinado ponto do espaço para podermosentender os resultados da experiência com apenas uma partícula. Este é o chamado princípio da dualidade onda-partícula.
2°)COLE DUAS IRINHAS DE FISICA E EXPLIQUE O PRINCIPIO NELA CONTIDO.
R:

A tirinhaacima, a despeito de seu bom humor, apresenta outro lado importante da discussão e que se manifesta no dilema vivido pelo elétron: por que ele diz que tem o mesmo problema?
A difração,a capacidade de uma se contornar obstáculos, é uma característica de ondas. Por isso conseguimos ouvir uma pessoa que está escondida atrás de um muro muito alto, mesmo não podendo vê-la. Um...
tracking img