Ler e compreender os sentidos do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Santa Terezinha

Pedagogia – Licenciatura

Ler e compreender os sentidos do texto


Taguatinga, 16 junho 2012

Concepção de leitura
A leitura, assim é entendida como a atividade de captação das ideias do autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação autor- texto-leitor com propósitos constituídos sociocognitivo-interacionalmente. Ofoco de atenção é, pois, o autor e suas intenções, e o sentido esta centrado no autor, bastante tão somente ao leitor captar essas intenções.

Estratégias de leituras
Essa concepção de leitura, que põe em foco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção de sentido, vem merecendo a atenção de estudiosos do texto e alimentando muitas pesquisas e discussõessobre a importância para o ensino da leitura.
Tentemos uma simulação de como nós leitores recorremos a uma serie de estratégias no trabalho de construção de sentido. Selecionamos o miniconto intitulado, o retorno do patinho feio, de Marcelo coelho, publicado na folhinha da folha de S. Paulo.
Nossa atividade de leitores começa com antecipação e hipóteses elaboradas com bases no nossoconhecimento sobre:
* O autor de texto; Marcelo Coelho
* O meio de veiculação do texto; Folha de S. Paulo
* O gênero textual; Miniconto.
O titulo elemento constitutivo do texto cuja a função é, geralmente chamar a atenção do leitor e orienta-lo na configuração de informações no texto.
Com o titulo, o retorno do pátio feio, fazemos antecipação levantamos hipóteses que, no decorre da leituraserão confirmadas ou rejeitadas.
Focalizando o titulo, a palavra ¨retorno¨ e seu significado – regresso, volta e situamos a historia do mundo das narrativas infantis, resgatando em nossa memória a historia do patinho feio com a qual este conto dialogo de perto.
Mas ainda: processamos, criticamos, contrastamos e avaliamos as informações que nos são apresentadas, produzimos sentidos para o quelemos. Em outras palavras, agimos estrategicamente, o que nos permite dirigir e autorregular nosso próprio processo de leitura.

Leitura e produção de texto
É preciso também levar em conta os conhecimentos do leitor, condição fundamental para o estabelecimento da interação, com maior ou menor intensidade, durabilidade e qualidade. È por essa razão que falamos de um sentido para o texto, nãodo sentido, e justificamos essa posição, visto que, na atividade de leitura ativamos: lugar sócio, vivências, relações com o outro, valores da comunidade, conhecimentos textuais.
A leitura e a produção de sentidos são atividades orientadas por nossa bagagem sociocognitiva: conhecimentos da língua e das coisas do mundo ( lugares sócias, crenças, valores e vivencias).



Gêneros textuaisencontrados

* Anúncios
* Convites
* Altas
* Avisos
* Propagandas de auditório
* Bulas
* Cartas
* Cartazes
* Comedias
* Contos de fadas
* Crônicas
* Editoria
* Ensaios
* Entrevistas
* Contratos
* Decretos
* Discursos políticos
* Historias
* Instrução de uso
* Letras de musicas
* Mensagens
* Noticias

Gênerotextual ou discursivo presente na revista veja
19 de agosto de 2010

* Texto dissertativo
Sem investir na educação o Brasil jamais será capaz de se transforma em um pais desenvolvido. Essas é a percepção da população brasileira sobre o assunto, sinalizada numa pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo ibope e pela cofederação nacional da industria (CNI).
Os resultados, aos quais vejateve acesso, mostra que a população do pais enxergar essa área como umas das mais importantes para que o pais tenha uma economia forte e estável.
* Tirinha
A Historia em quadrinhos mostra a percepção da vida das pessoas que não sabe investir naquilo que realmente gostaria, é igualzinho a economia do Brasil a Educação precisa ser transformada mas o governo gasta o dinheiro excessivamente sem...
tracking img