Leonardo de pisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Moreira e Silva | Leonardo de Pisa - Fibonacci |

Moreira e Silva | Leonardo de Pisa - Fibonacci |


Gislaine Américo Sobral dos Santos – nº 48 | 1º ano ‘’E’’ |


INTRODUÇÃO

Ao decorrer deste trabalho iremos saber tudo sobre a vida de Fibonacci (filho de Bonaccio) que foi um dos matemáticos mais importantes da idade média. Nasceu por volta de 1180 em Pisa, uma dasprimeiras cidades comerciais italianas e que manteve um comércio florescente com o mundo árabe. O pai de Fibonacci era um mercador que trabalhou no norte de África, pelo que cedo Fibonacci foi iniciado nos negócios e nos cálculos, o que despertou o seu interesse pela matemática. Além disso, foi através da profissão do pai que ele teve o primeiro contato com o sistema decimal hindu-árabe. Nesta altura,era ainda utilizada a numeração romana em Itália.

SUMÁRIO

LEONARDO DE PISA – FIBONACCI_______________________________ 03

LIVROS ESCRITOS POR FIBONACCI ______________________________ 04

LIBER ABACI________________________________________________ 05

REFERÊNCIAS ______________________________________________ 06

CONCLUSÕES ______________________________________________ 07LEONARDO DE PISA – FIBONACCI

Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa, Leonardo Pisano ou ainda Leonardo Bigollo, mas, na maioria das vezes, simplesmente como ‘’Fibonacci’’ foi um matemático italiano, tido como o primeiro grande matemático europeu do Medievo. É considerado por alguns como o mais talentoso matemático ocidental da Idade Média. Ficou conhecido pela descobertada sequência de Fibonacci e pelo seu papel na introdução dos algarismos arábicos na Europa.
Com outros matemáticos do seu tempo, contribuiu para o renascimento das ciências exatas, após a decadência do último período da antiguidade clássica e do início da Idade Média, mas Fibonacci destacou-se ao escrever o Liber Abaci, em 1202 (atualizado em 1254), a primeira obra importante sobre matemáticadesde Eratóstenes, isto é, mais de mil anos antes. O Liber Abaci introduziu os numerais hindu-arábicos na Europa, além de discutir muitos problemas matemáticos.
Fibonacci é também conhecido pela sequência numérica nomeada após sua morte como sequência de Fibonacci. Ele não descobriu, mas usou-a como exemplo no Liber Abaci.
Com seu pai, Bonacci (Fibonacci seria a forma reduzida de filius Bonacci, "filhode Bonacci"), abastado mercador pisano e representante dos comerciantes da República de Pisa, em Bugia, na região de Cabília, Argélia, Leonardo passou alguns anos naquela cidade. Na época, Pisa mantinha uma importante atividade comercial nos portos do Mediterrâneo, e Bonacci atuava como uma espécie de fiscal alfandegário em Bugia, importante porto exportador de velas de cera, situado a lestede Argel, no sultanato da dinastia almóada. Ali, ainda muito jovem, Fibonacci teve contato com o mundo do comércio e aprendeu técnicas matemáticas desconhecidas no Ocidente, difundidas pelos estudiosos muçulmanos nas várias regiões do mundo islâmico. Alguns desses procedimentos haviam sido criados por matemáticos da Índia, uma cultura muito distante da mediterrânea.
Ao reconhecer que a aritmética,com algarismos arábicos, era mais simples e eficiente do que com os algarismos romanos, Fibonacci viajou por todo o mundo mediterrâneo, chegando até Constantinopla, para estudar com os matemáticos árabes mais importantes de então, alternando os estudos com a atividade comercial. Muito do seu aprendizado deve ser creditado às obras de Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi, de Abu Kamil e de outros mestresárabes. Mas Fibonacci não foi um mero difusor dessas obras.
De volta à Itália, em torno de 1200, sua fama chega à corte do imperador Frederico II, sobretudo depois de ter resolvido alguns problemas do matemático da corte. Por essa razão, foi-lhe atribuído um rendimento vitalício, o que lhe permitiu deidicar-se completamente aos estudos.
Em 1202, aos 32 anos, publicou o Liber Abaci (Livro...
tracking img