Leonardo fibonaci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO Estudo sobre um dos maiores matemáticos existentes entre o ano de 1175 e 1250 e sua contribuição para as gerações atuais e novas descobertas da matemática.


E.E.Chibata Miyakoshi








São Paulo 2012


E.EChibata Miyakoshi



Pesquisa de Matemática




São Paulo 2012.Índice


1. Biografia................................................................................Pag.4
2. Sua História............................................................................Pag.5
3. Suas Viagens e os primeiro contato com a matemática.........Pag.6
4. O problema da reprodução dos coelhos.................................Pag.7
5. Sequencia deFibonacci..........................................................Pag.9
6. Obras de Fibonacci.................................................................Pag.10
7. Conclusão...............................................................................Pag. 11
8. Bibliografia.............................................................................Pag.12














Biografia


Leonardo dePisa ou Leonardo Pisano viveu de 1175 a 1250. Este matemático italiano ficou conhecido por ter criado os Números de Fibonacci e por ter introduzido na Europa o moderno sistema decimal posicional arábico, ideal para escrever e manipular números (algarismos).
Se hoje usamos os dígitos de 0 a 9 e os alinhamos da direita para a esquerda para indicar quantidades cada vez maiores, devemos isto àdivulgação feita por Fibonacci
















Sua História
Fibonacci nasceu na Itália em uma vila que pouco importa o nome, já que a Infância dele foi normal. Ele tinha um amigo cujo nome nunca foi revelado. Seu amigo tinha um pai que era professor de matemática.
Um dia, este professor de matemática com nome de mafioso ou de Carro acabou passando as fórmulas para o filho dizendoque ele tinha descoberto uma equação completamente nova.
Mais tarde, por essa equação quem tivesse ela na cabeça teria a mesma arrancada para ver o que a equação era. Ou seja, era uma equação mortal: quem sabia provavelmente não viveria muito. Seu nome? A equação de 3º grau. Ao que eu vejo você não sabe o que é uma equação de terceiro grau.
Fibonacci tomou conhecimento por parte de seu amigo sobreela e, depois de aprendê-la, ele se exibe pois tinha um método muito diferente para resolver problemas, traindo o seu amigo.
Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa, Leonardo Pisano ou ainda Leonardo Bigollo, (Pisa, c. 1170 — Pisa ?, c. 1250)[1] mas, na maioria das vezes, simplesmente como Fibonacci foi um matemático italiano, tido como o primeiro grande matemático europeu doMedievo. É considerado por alguns como o mais talentoso matemático ocidental da Idade Média.[2] Ficou conhecido pela descoberta da sequência de Fibonacci e pelo seu papel na introdução dos algarismos arábicos na Europa.










Suas viagens e o primeiro contato com a matemática
O pai de Leonardo, gerente de um escritório comercial em Bugia, no norte da África, representante doscomerciantes da República de Pisa, na região de Cabília, Argélia, Leonardo passou alguns anos naquela cidade. Na época, Pisa mantinha uma importante atividade comercial nos portos do Mediterrâneo, e Guglielmo(pai de fibonacci) atuava como uma espécie de fiscal alfandegário em Bugia, importante porto exportador de velas de cera, situado a leste de Argel, no sultanato da dinastia almóada. Ali, aindamuito jovem, Fibonacci teve contato com o mundo do comércio e aprendeu técnicas matemáticas desconhecidas no Ocidente, difundidas pelos estudiosos muçulmanos nas várias regiões do mundo islâmico. Alguns desses procedimentos haviam sido criados por matemáticos da Índia, uma cultura muito distante da mediterrânea.O jovem viajou muitas vezes com o pai, tendo a oportunidade de conhecer os algarismos...
tracking img