A contabilidade na era medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

“Só as origens dos pensamentos nos podem dar melhor idéia de como se justificam os fatos presentes”.

Este trabalho acadêmico foi elaborado por meio de levantamento bibliográfico, com o intuito de acompanhar a evolução da História da Contabilidade no período medieval, compreendido entre 1202 e 1494 da Era Cristã. Ressaltando o desenvolvimento das civilizações, asinfluências árabes e a solidificação do sistema contábil das partidas dobradas.

2 O AMBIENTE DE RACIONALIZAÇÃO

“Se os sumérios-babilônios plantaram a semente da Contabilidade e os egípcios a regaram, foram os italianos que fizeram o cultivo e a colheita”.

O colapso do império romano do ocidente e as invasões de diversos povos bárbaros, entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios,suevos, saxões, ostrogodos, hunos, etc., ocasionaram na regressão drástica do comércio no continente, devido à insegurança generalizada e à desorganização das atividades produtivas. A Europa Ocidental, principalmente, permaneceu atrasada. Houve uma decadência intelectual, devido ao pouco valor dado pelos invasores à cultura livresca. A alfabetização ficou restrita aos mosteiros. Como a populaçãotornou-se analfabeta em sua maioria, e praticamente não havia mais comércio, a Contabilidade assim como todo ramo do conhecimento que avança com o desenvolvimento da cultura humana, não evoluiu naquele período.
No Oriente, sem os problemas decorrentes dos declínios das cidades e das sociedades, sem influência do clero, estruturou-se um critério de registros que mais tarde se aperfeiçoariana Itália, na Baixa Idade Média, século XI ao XV, e que seria denominado de partidas dobradas ou partidas duplas.

2.1 O RENASCIMENTO DO MEDITERRÂNEO

A ascensão do islamismo foi um dos eventos mais significativos e de maior repercussão da história medieval e moderna. Como forma de conter a expansão da religião monoteísta, os cristãos do ocidente empreenderam as Cruzadas[1] paraexpulsarem os mulçumanos da Terra Santa. Mesmo com suas constantes catástrofes que arrasaram os estados cristãos do Oriente, essa guerra santa contribuiu para a criação de um fértil caminho comercial entre a Europa e o Oriente Médio, tendo como pontos de contatos as cidades costeiras da Itália, como Gênova, Veneza e Florença.
As três cidades cresceram, prosperaram e tornaram-se importantes centroscomerciais. Veneza conheceu a supremacia comercial por toda a costa oriental e Florença desenvolveu-se como um grande centro industrial, especialmente na fabricação de lã e seda.
O final do século X foi marcante para a recuperação da Europa, em relação ao período precedente de devastação e revés econômico. Cessadas as invasões, rapidamente a situação se inverteu. A abertura de novas terraspara a lavoura foi a base do processo de recuperação. Foi um período de formação em que as sociedades primitivas fundiram-se em monarquias feudais, uma forma de organização econômica, social, política e cultural baseada na terra e não no comércio. Excedentes agrícolas tornaram-se disponíveis para o comércio, o que estimulou a fundação e o crescimento de cidades, mercados e feiras, propiciando asgrandes invenções como moinho de vento, prensa móvel que introduziu a forma moderna de impressão de livros, o aperfeiçoamento da bússola, abrindo novos horizontes às grandes navegações e exploradores como Marco Pólo.
Com a retomada do crescimento econômico e do surgimento das primeiras grandes empresas, renasce a importância da ciência contábil.
Naquele período, as atividades erammínimas, os pequenos comerciantes e artesãos necessitavam apenas de informações simples, como total de suas dívidas, prazos de vencimentos e beneficiários, bem como informações sobre suas contas a receber, resultantes de vendas para pessoas conhecidas e de seu convívio.
A intensificação das atividades comerciais desencadeou a necessidade de controle. A Contabilidade despontou como instrumento...
tracking img