Len lye

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A animação independente refere-se a um esquema de trabalho no qual o artista procura ter um controle mais pessoal da obra, dedicando-se a uma experimentação com técnica alternativas de animação tais como animação direta na película, de areia, com carvão, pixilation, stop-motion, com recortes, com tintas, etc.

A Animação Independente tomou impulso real após a Segunda Guerra Mundial, apesar dosdiversos trabalhos que podem ser citados no período anterior à guerra. Nos anos 60, os animadores, especialmente os do National Film Board of Canada e do Zagreb Studio (Iugoslávia), já dominavam a premiação do Oscar substituindo os então decadentes estúdios americanos.

Nascido em Christchurch, na Nova Zelândia, em 1901, Len Lye, um engenhoso artista plástico, foi um dos primeiros artistasmodernistas de seu país. Foi atraído para a arte moderna por seu entusiasmo em criar novas formas. Lye foi um exemplo de um artista completo, era cineasta, pintor, escultor e escritor.

Foi um dos primeiros escultores do mundo a trabalhar com escultura cinética. Devido à sua grande experiência foi capaz de olhar a arte através de um ângulo incomum. Quando jovem, estudou na escola de arte epesquisou sobre os habitantes indígenas da Nova Zelândia.

Nos anos 20, passou vários anos de sua vida na Austrália e nas ilhas do Pacífico Sul. Estudou rituais de dança da Polinésia e dos aborígines australianos.
Quando ainda estudava na escola de artes, Lye definiu seu rumo artístico como uma busca pela criação artificial do movimento comparada à composição musical.
Fosse com seus filmes ou comsuas esculturas cinéticas, Lye queria explorar o movimento acima de tudo, ignorando limites entre pintura, cinema, escultura, música e gravura.

Seu primeiro filme Tusulava (1929) é uma animação experimental pioneira, semi-abstrata que retrata o princípio da vida orgânica na Terra. Foi construído com uma técnica chamada “animação tradicional” ou “cel animation”, que consiste na animação dedesenhos (no caso, cerca de 4400) feitos em celulóide, em que cada quadro é desenhado à mão e depois fotografado. Teve influências das artes modernistas, aborígines e samoanos. O filme era tão “estranho” a que a Câmara de Censura da Inglaterra daquela época quase o proibiu por achar que se tratava de um filme sobre sexo. Tecnicamente falando, esse filme ainda usava a animação 2D tradicional, mas suavisualidade já demonstrava que Lye não era um animador comum. Além da clara influência da arte Maori e do modernismo, o filme também mostra que Lye tinha extremo domínio do movimento e do timing.

Seu segundo filme “A Colour Box” (A Caixa de Cores-1935) é uma série de pontos impressos e manchas de coloridas.Um show de luzes na cor pintado diretamente sobre a celulóide, em movimento com o ritmo datrilha sonora de jazz snazzy. Foi exibido em cinemas de toda a Inglaterra através da rede de salas Granada, e era uma propaganda para o General Post Office Unit (ou G.P.O. - órgão do governo ligado aos Correios britânicos e que produziu centenas de documentários, filmes educacionais e de propaganda usando animação). Com uma trilha sonora agitada e dançante, executada pela Orquestra Cubana de DonBaretto. O filme ganhou uma Medalha de Honra no Festival de Cinema de Bruxelas naquele ano.

Os críticos não sabiam em qual categoria classificá-lo, por isso criaram uma nova especialmente para ele. Esse já pode ser considerado o primeiro filme “direto na película”, feito com a alteração direta do rolo de filme através de arranhões, cortes, furos, impressão de texturas e padrões, pintura manual comtinta transparente e tratamento artificial da cor. Em 1935, filmes coloridos ainda eram considerados uma raridade e as técnicas industriais de processamento de filme colorido tornavam sua produção caríssima. A alternativa de Lye era barata, e de forte impacto.

Em 2005, o Festival de Cinema de Annency reuniu um painel de especialistas em animação, que incluiu o filme A caixa de Cores na sua...
tracking img