Estagios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DIVERSAS TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO


Segundo a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação), em seu boletim de maio de 1961, página 4, entende-se por cinema de animação “toda criaçãocinematográfica realizada imagem por imagem”. Há a decomposição, a análise da imagem e seu movimento, onde difere do cinema de ação ao vivo. Entre as modalidades (ou técnicas) existentes no cinema deanimação, estão:


a) STOP MOTION –

Popularizado pelo tcheco Jiri Trnka (com suas temáticas folclóricas da Europa Central), ganhou enorme força na Holanda, com George Pal. Tambémconhecida como “stop motion” (movimento parado), foi utilizado por Merian C. Cooper e Ernest B. Shoedsack em “King Kong”, de 1933. Consiste de filmagem quadro-a-quadro com câmera com este dispositivo,tratando-se de um método trabalhoso e de muita minúcia. Outro grande nome do stop motion é o polonês Walerian Borowczyk. A animação com bonecos e figuras de massinha também se enquadra nesta categoria,onde cada trecho do movimento é fotografado. A seqüência das “fotos” é que constituirá o movimento dos personagens e objetos. No curta “Animando”, Marcos Magalhães demonstra diversas técnicas, entreelas a de stop motion com massinhas.

b) PIXILATION –

Com a câmera disposta para filmagem de atores ao vivo, porém adaptada para o quadro-a-quadro, filmam-se os personagens nos devidosmovimentos que se queira dar. Um brilhante exemplo deste estilo de filmagem é “Vizinhos”, do canadense Norman McLaren. É o tipo de filme em que cada pose representa um quadro. Outra utilização dopixilation por McLaren foi no filme “Pas-de-Deux”, onde um casal de dançarinos tem sua sombra projetada sobre uma tela, tendo fusões e sobreposições.


c) RECORTES –

A alemã LotteReiniger, autora de “As Aventuras do Príncipe Achmed”, de 1933, certamente é um dos maiores nomes da animação por recortes de que se tem notícia na História da Animação. Pouco mais de cinqüenta anos depois,...
tracking img