Leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS CRÍTICOS.

Artigo cientifico, solicitado para o trabalho de conclusão de graduação do curso de Letras, ministrada pelos professores Ms. Márcia Rita Trindade Leite Malheiros e Ms. Renata Pessoa Silvano, oferecido pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP Interativa.
Acadêmica: Ana Maria J.RamiresRESUMO: este artigo tem como objetivo abordar a questão da importância da leitura na formação de alunos conscientes e críticos, onde os mesmos possam fazer do ato de ler uma condição essencial para viver a sua cidadania,. Esta pesquisa buscou por meio de observação e análise compreender o processo do ensino e do hábito de leitura no ensino fundamental. A partir desse aspecto desenvolveu-se otrabalho enfatizando a importância da leitura no contexto escolar, apontando a problemática da falta de leitura e suas conseqüências no processo de ensino-aprendizagem e seus reflexos no comportamento dos alunos.

ABSTRACT :

Palavras-chave: Leitura, alunos, formação e comportamento.

Introdução

As políticas de leitura vêm sendo discutidas nos diversos segmentos da educação, destacando-sea sua relevância para a aquisição do conhecimento, da cultura, do saber e da conscientização política, face aos desafios do mundo. Saber ler tornou-se, pois, condição indispensável para o acesso a qualquer área do conhecimento e, mais ainda, à própria vida do ser humano, uma vez que a leitura apresenta função utilitária e transformadora da sociedade. Porém, pesquisas indicam que a falta de leituranão se concentra apenas no ensino fundamental, mas prossegue no ensino médio e, por efeito dessa constatação, alcança o ensino superior. Sendo assim, nem sempre é correto acreditar que o aluno chega à universidade adotando práticas sistemáticas de leitura. Embora a problemática da leitura esteja em todos os níveis da educação, este trabalho busca identificar as possíveis relações entre asexperiências de leitura no ensino fundamental. Já que foi esta a etapa observada e analisada durante o estágio supervisionado.
Silva (1992, p.42) enfatiza que a leitura está intimamente relacionada com o sucesso acadêmico do ser que aprende, e, contrariamente, à evasão escolar. Mais adiante, o autor conclui que escrever e ler são atos complementares: um não pode existir sem o outro (idem, p.64). Sendoassim, para escrever bem, esse aluno terá na leitura o suporte do conhecimento a ser armazenado em sua memória de longo prazo (Smith, 1989; Lencastre, 2003), na organização do repertório lexical e semântico, à semelhança de fontes matriciais.
Por tal motivo, defendemos que ler é estabelecer relações entre o texto e o conteúdo sistematicamente internalizado sob a forma de conhecimentos. Abordamosa questão do conhecimento como resultado de experiências que se sobrepõem àquilo que se é e já se sabe. Essa idéia reforça nossa concepção de que a prática da escrita também pode estar atrelada às experiências de leitura.
Quando evidenciamos aqui a questão da importância da leitura na formação de alunos críticos, não se entenda a situação de decodificar palavras e frases para depois proclama-lasensaidamente, porém compreender os textos para além das linhas, identificando seu sentido e expondo opiniões e raciocínio próprio sobre o conteúdo lido.

Algumas considerações sobre a importância da Leitura na formação de alunos críticos.

O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade. Comoafirma Foucambert (1994, p.123), o acesso à escrita é o único meio de alcance da democracia e do poder individual, o qual ele define como "a capacidade de compreender por que as coisas são como são" e que não se confunde com os "poderes" permitidos ou facilitados pelo status social do indivíduo. Desta forma, ele diferencia o "Poder" dos "poderes", dizendo que o primeiro permite ir além do que...
tracking img