Leitura e os sentidos do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Educação a Distância
Universidade Anhanguera – Uniderp

POLO: RIBAS DO RIO PARDO/MS

PEDAGOGIA - 1º Semestre/2011
Leitura e Produção de Textos

Professor EAD
Ma. Profª Adriana Amaral flores Salles
Ma. Profª Rosemeire Lopes

Anderson Maruyama do Reis RA 286932
Ilka Pereira Ferreira Barreto RA 305828
Maria Aparecida Matos RA289006
Priscilla Pereira Ribeiro RA: 286925LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

Junho/2011
1. Ler e compreender os sentidos do texto

a)-Concepção de Leitura
A Leitura é uma atividade essencial na nossa vida, deve fazer parte do nosso cotidiano. Objetivando compreender um pouco mais sobre essa atividade e sua importância, abordaremos algumas concepções de leitura.
Foco no autor: Nessa concepção a leitura é entendida como atividade decaptação das idéias o autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação autor-texto-leitor com propósito constituídos sociocognitivo-interacionalmente.O foco de atenção é, pois, o autor e suas intenções, e o sentido está centrado no autor, bastando tão somente ao leitor captar essas intenções.
Foco no texto: a leitura é uma atividade que exige do leitor o foco notexto, em sua linearidade, uma vez que “tudo está dito no dito”. Se na concepção anterior, ao leitor cabia o reconhecimento das intenções do autor, nesta concepção, cabe-lhe o reconhecimento do texto. Em ambas, porém, o leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento, de reprodução.
Foco na interação autor-texto-leitor: nesta concepção a leitura é, pois, uma atividadeinterativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza evidentemente com base nos elementos lingüísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo. Assim, a leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Na leitura de um texto exigedo leitor bem mais que o conhecimento do código linguístico, uma vez que o texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo. Fundamenta-se, pois, em uma concepção sociocognitiva-interacional de língua que privilegia os sujeitos e seus conhecimentos em processos de interação.
Nas considerações anteriores, explicitamos a concepção de leitura comouma atividade de produção de sentido.
De acordo com o texto sobre leitura, extraído dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa:
A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação,decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, avançar na busca de esclarecimentos, validar no textosuposições feitas.

Como observamos nesse trecho, encontra-se reforçado, na atividade de leitura o papel do leitor enquanto construtor de sentido, utilizando-se, para tanto, de estratégias, tais como seleção, antecipação, inferência e verificação.
b)-Estratégias de leitura:
A concepção de leitura, que põe em foco o leitor e seus conhecimentos em interação com o autor e o texto para a construção desentido, vem merecendo a atenção de estudiosas do texto e alimentando a importância para o ensino da leitura.
Nossa atividade de leitores ativos em interação com o autor e o texto começa com antecipações e hipóteses elaboradas com base em nossos conhecimentos sobre: o autor do texto, o meio de veiculação, o gênero textual, o título; elemento constitutivo do texto cuja função é, geralmente,...
tracking img