“Leitura e os sentidos do texto”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
-------------------------------------------------
ANHANGUERA EDUCACIONAL
-------------------------------------------------
CURSO DE PEDAGOGIA – 1° SEMESTRE
-------------------------------------------------

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
“LEITURA E OSSENTIDOS DO TEXTO”

Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas com a finalidade de avaliação parcial da disciplina de Leitura e Produção de Texto do 1° Semestre do Curso de Pedagogia sob a orientação da Professora EAD escrever o nome e da Professora Tutora Local UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA.



INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste em um textodissertativo-argumentativo que traz em seu bojo uma análise minuciosa sobre leitura e os sentidos do texto. A elaboração desta atividade percorreu várias etapas que nos foi de grande importância porque nos possibilitou refletir e compreender o conceito de leitura apontado por vários teóricos na literatura comparando as definições. Com elas aprendemos sobre os diferentes tipos de gêneros textuais eos mecanismos de coesão. Também conhecemos e identificamos os diferentes tipos de texto. Para isso, foi preciso que pesquisássemos e utilizássemos estratégias para memorizar as principais mudanças na ortografia da Língua Portuguesa.
O contato com diferentes textos de diferentes gêneros pode favorecer a familiaridade com a escrita e leitura. À medida que esta familiaridade aumenta a qualidade dostextos também aumentará.
Para elaborar este texto, reunimos todas as informações e discutimos as definições com o grupo. Realizamos pesquisas em livros, sites e revistas que fundamentaram nossas ideias sobre o tema proposto.
Este trabalho tem por objetivo sintetizar a leitura e os sentidos do texto, bem como analisar a definição de gêneros textuais e os elementos que caracterizam um gênero, oselementos coesivos e os mecanismos de coesão e as características de alguns tipos de textos.
A realização deste trabalho, não pretende esgotar o assunto, mas sim servir de base para que outras acadêmicas possam se sentir estimuladas a pesquisar sobre o tema.

2 LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS

O significado de um texto não está na soma de significados das palavras que o compõem, nem coincidesomente com o que se chama de significado literal do texto. Portanto, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto. Assim, ler é mais do que um simples ato de decodificar, é antes de tudo um ato de raciocínio.
As estratégias de leitura dizem respeito às formas utilizadas pelo leitor parafacilitar a compreensão dos dados informativos de um texto. Assim, os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, uma vez que nem todos assimilam conhecimento da mesma forma.
Então, vejamos algumas táticas de leitura que podem despertar interesse e ser um incentivo à leitura:

Leitura em voz alta – enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosa podesofrer interferências de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto.

Exposição de pensamentos – é quando o leitor expõe, verbaliza o que está pensando a respeito do que lê. Esta prática desperta o interesse da pessoa por aquela leitura sem que perceba.

Identificação dos fatores chaves – o ledor identifica os elementos mais importantes da narrativa: os verbos, as personagens, ascaracterísticas e qualidades principais. Qual o objetivo do texto? E para qual tipo de leitor? Qual o posicionamento do autor: a favor ou contra? Perguntas como estas são feitas e respondidas pelo próprio leitor depois de analisadas novamente no texto.

Representação visual dos acontecimentos – à medida que lê, o indivíduo faz reproduções mentais acerca dos fatos. Dessa forma, o conteúdo é internalizado...
tracking img