Leitura e os sentidos do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Após leitura de inúmeros materiais relacionados ao assunto e discussões entre o grupo ficou compreendido pelos participantes que a leitura não está totalmente vinculada ao texto escrito e,sim, ligada ás possibilidades de interpretações que cada indivíduo faz. Nesse sentido, a proposta desse laboratório é proporcionar uma reflexão sobre a interação do leitor com o texto literário,observando os paradigmas culturais atuais referentes à literatura e seu ensino.
A leitura é um processo pelo qual o indivíduo utiliza-se de mecanismos para montar inúmeras situações,que passam a ser únicas para cada leitor, pois, cada um faz sua interpretação do texto, podendo desta forma haver divergências entre leitores em relação a um mesmo texto. O exemplo mais antigoque temos sobre deferentes interpretações de texto refere-se à Bíblia que até hoje provoca divergências sobre sua interpretação dentro dos inúmeros segmentos de religiões que existem.Porem a leitura como um instrumento de ensino deve ter um sentido único para aqueles que estão aprendendo, ou seja, deve transmitir o sentido didático da matéria para desta forma fazer com queo indivíduo compreenda na integra aquilo que sendo passado ao mesmo.
É necessário reconhecer que a educação atual vive um momento ou já uma década de caos, onde os educadores não se encontrame não encontram seu papel como educador, onde as velhas fórmulas não funcionam, quando o educador tem que se reinventar, adaptando-se a nova realidade e as exigências desses educandos da erada tecnologia.
O educador hoje além de entender e aplicar a interdisciplinaridade dos conteúdos deverá também entender e utilizar a interdisciplinaridade das tecnologias onde tudo estaconectado, e infelizmente parece ser o educador o único fora do sistema, assim não há comunicação entre educadores e educandos, deixando de existir este canal deixa de existir a aprendizagem.
tracking img