Leitura e os sentido dos textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O ato de ler tornou – se com o passar dos anos cada vez maiores, porem muitos leitores não sabem do que é constituído a leitura e os seus sentidos, este trabalho visa apresentar as constituições de uma boa leitura e produção de um texto, haja vista que sua importância é fundamental para a vida em sociedade no século XXI, onde se tem oportunidades tanto no mercado de trabalho, quantona vida pessoal, o indivíduo que possui boa leitura e compreensão do texto, pois a sociedade atual tornou – se mais culta e cheia de informações, facilitando o questionamento do leitor a um determinado assunto.
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
1. CONCEPÇÃO DE LEITURA: A concepção de leitura é decorrente da concepção de sujeito, de língua, texto, e de sentindo, formando um conjunto para a concepçãode leitura. Na concepção lingüística ou dialógica o sujeito é visto como atores /construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos no texto. O sentido de um texto é construído na interação texto - sujeito. A leitura é, pois uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos.
2. ESTRATÉGIAS DE LEITURA: A estratégia de leitura seria umaforma para a construção do sentido de um texto onde seriam levantadas pelo autor do texto informações que facilite o leitor a interagir com o texto, desafiando seus conhecimentos. A estratégia de leitura levaria ao leitor antecipações e hipóteses com base nos conhecimentos básicos, por exemplo: nome do autor, meio de vinculação do texto (fonte), gênero textual (resumo, texto, miniconto, poesia e,etc.), título do texto, e as informações apresentadas no texto.
3. LEITURA E PRODUÇÃO DOS SENTIDOS: A leitura e a produção do sentido são atividades orientadas por nossa bagagem sociocognitiva: conhecimentos da língua e das coisas do mundo (lugares sociais, crenças. valores, vivências).Durante o processo de leitura, o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processocognitivo nesta atividade.
GENÊROS TEXTUAIS
Os gêneros textuais variam desde um simples diálogo até uma tese científica, e por serem frutos de uma sociedade, são carregados de elementos que caracterizam o contexto em que são empregados.
Segundo Marcuschi (2002) “os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social. Fruto de trabalho coletivo, os gêneroscontribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. São entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa (...) os gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa. Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos”.
Gênero textual baseia na forma de estruturação dacriação de um texto, sentido e a escrita.
Exemplos: Carta Argumentativa; Carta pessoal; Entrevista; Notícia; Reportagem;Resenha crítica;Abaixo – assinado;Anúncio classificado;Artigo de opinião;Carta aberta.
Gêneros Textuais Ou Discusivos: referem-se às diferentes formas de expressão textual. Diz respeito ao trato da língua em seu cotidiano das mais diversas maneiras. Consistem em formas padrãode estabilidade relativa, utilizada para a estruturação do todo.
Gêneros Textuais Ou Discursivos Presentes Na Revista Veja:
Foto; Propaganda; Blog Da Redação; Carta Ao Leitor; Entrevista.

MECANISMOS DE COESÃO: Coesão Por Referência: Os elementos de referência não podem ser interpretados por si mesmos; remetem a outros itens do texto, necessários a sua interpretação. São elementos de referênciaos pronomes pessoais (ele, ela, o, a, lhe, etc.), possessivos (meu, teu, seu, etc.), demonstrativos (este, esse aquele, etc.) e os advérbios de lugar (aqui, ali, etc.).
Coesão Lexical Por Sinônimos:
A coesão lexical permite àquele que escreve manifestar sua atitude em relação aos termos. Compare as versões:
João Paulo II esteve em Porto Alegre. Aqui, Sua Santidade disse que a Igreja ......
tracking img