Leitura e escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA E ESCRITA: CONQUISTAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Juliana Ananias Pereira
Julianapereira.ana@gmail.com
Pedagogia - UFOP
RESUMO

Este presente trabalho aborda as conquistas alcançadas, desafios a serem enfrentados e perspectivas da leitura e escrita contextualizada, como um facilitador do ensino aprendizagem eindispensável à aquisição do letramento, essencial para o indivíduo inserido na sociedade atual, levando-o a ser um sujeito ativo de sua própria história e um meio de reverter à situação crítica que as nossas escolas, especialmente públicas enfrentam em relação à leitura, sendo importante para tal ação do educador: o planejamento, a utilização dos recursos apropriados e ser o facilitador daaprendizagem, para que o aluno possa construir um conhecimento significativo. Estando inseridos os componentes curriculares nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Palavras chave: Leitura; Escrita; PCN

INTRODUÇÃO

Atualmente a educação tem conferido valor ao letramento, visto que é um essencial requisito para a atuação no mundo contemporâneo, pelas diversas práticas sociais que vem sendoutilizadas. Para alcançar um efetivo trabalho é necessário investir no trabalho com a leitura e escrita, para que o aluno possa corresponder o que a sociedade pede e estar à altura para estas e outras finalidade, sendo um sujeito ativo dentro da sociedade moderna. Destarte, a escola tem uma função especial neste contexto, pois, para muitos educandos ela é a principal fonte de contato com o mundo letrado,com o uso dos diversos materiais disponíveis na sociedade, levando-os a utilizar corretamente. O trabalho com a leitura e a escrita contextualizada deve ser inserido desde a Educação Infantil, sendo aprofundada nos seguintes anos escolares. Estes componentes curriculares são uma conquista, um desafio a ser enfrentado e espera-se a partir deles formar um sujeito que esteja inserido ativamente nogrupo em que vive.

LEITURA E ESCRITA: UMA CONQUISTA

A pesquisa sobre a importância da leitura e da escrita foi um processo gradativo que começou na década de 80 a partir dos estudos sobre a Psicogênese da língua escrita, elaborado por Ana Teberosky e Emília Ferreiro (1985) com a preocupação com processo da alfabetização para conseguir entender este processo e tentar chegar a uma conclusãosobre o motivo do fracasso escolar.

A partir dos estudos sobre a leitura e escrita por meio da psicologia cognitiva e das ciências linguísticas, houve a preocupação de definir a melhor forma de a criança aprender e as características da língua escrita, cujo foco é “como se aprende” (MAGDA, 2012).

A partir dessa visão, cuja preocupação é de facilitar o aprendizado dos alunos, para que possaconstruir um conhecimento significativo e na finalidade de oferecer uma qualidade para todos, inserindo o indivíduo na sociedade, levando em consideração seu contexto social, para que seja ativo, crítico, independente, foi elaborado os Parâmetros Curriculares Nacionais, sendo um auxiliador indispensável, pois neles estão inseridas atividades que auxiliam o desenvolvimento da linguagem letrada, pormeio do uso eficaz das linguagens de escrita e leitura contidas na sociedade, pelos seus vários gêneros que são utilizados em diversas situações na sociedade (ROJO, 2004). Sendo, assim conquista para a educação, pois passa a possuir componentes curriculares que precisam ser desenvolvidas em sala de aula.

LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS

Com o surgimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais comuma nova proposta curricular para o ensino da leitura e da escrita, o professor enfrenta vários desafios.
Um fator essencial é levar o aluno a empregar oralmente e através da escrita a língua nas diversas situações em que eles estarão inseridos, seja em produzir algum texto seja em fazer um discurso, como nas palavras de Rojo (2004) “ensinar usos de linguagem ao invés de análises da língua”....
tracking img