Leitura literaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO - CIRANDA LITERÁRIA
Ciranda Literária: troca de indicações literárias entre crianças de uma mesma faixa-etária


1. Justificativa
Quando assistimos a um filme que nos encanta, emociona, diverte, compartilhamos com os outros estes sentimentos e tentamos convencê-los que vale a pena também viver esta experiência.
O mesmo acontece quando lemos um livro, certas narrativas nos são tãosignificativas, que nos fazem indicá-las para outras pessoas e convidá-las a fazer a leitura.
Com as crianças isso não é diferente, à medida que se envolvem num contexto intenso de leituras, gostam de ouvir novamente as mesmas histórias, de solicitar outras, com temas de bruxas, fadas, etc., e também apreciam compartilhar na escola ou em outros lugares, as leituras que lhe chamaram mais a atenção.Para que isso seja vivido com mais intensidade, grupos (de próxima faixa-etária) de uma mesma escola ou salas de diferentes instituições podem fazer uma parceria indicando leituras preferidas umas para as outras. Caso as crianças não escrevam convencionalmente, podem ser produzidos textos orais com destino escrito.



2. Objetivos e conteúdos
Os objetivos e conteúdos da Ciranda Literária sãoapresentados no quadro abaixo:
Objetivos:
• Fomentar o gosto pela leitura por meio da indicação dos livros preferidos;
• Discutir com as crianças as características de um texto de indicação literária;
• Produzir resenhas de indicação literária para serem trocadas entre grupos de faixas etárias aproximadas;
• Compartilhar as resenhas produzidas pelos grupos; e
• Promover um encontro entre asduas salas ou duas instituições para trocas de livros.



Conteúdos:
• Práticas de indicação literária;
• Resenhas; e
• Produção textual (produção oral com destino escrito).




3. Público
Esse é um projeto que pode ser realizado com a Educação Infantil ou com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Aqui, ele teve o nível de desafio ajustado para crianças da Educação Infantil,portanto, o único cuidado antes de realizá-lo com crianças do Ensino Fundamental é adequar o nível de desafio para o que é ideal para esses alunos.



4. Prazo e estrutura
A Ciranda Literária tem prazo estimado de 03 a 04 meses entre planejamento e execução.
Para desenvolvê-lo são necessários: catálogos de editoras, livros literários, lápis, lápis de cor, giz de cêra e papéis variados.
Sem ocomprometimento da equipe de professores, coordenadores e diretores o projeto não terá os resultados esperados, por isso, é importante programar reuniões de trabalho e planejamento, bem como de monitoramento e avaliação das etapas neste intervalo de tempo.
Além destas etapas, é preciso preparar no calendário momentos em que as etapas abaixo sejam desenvolvidas.
É importante lembrar que estudar oacervo disponível para a escola precisa, de alguma forma, ser complementado para otimizar a experiência proposta.




5. Etapas de desenvolvimento
Primeira etapa
O primeiro momento é o da roda de conversa com as crianças, ou seja, dasocialização da proposta de escrita de indicações literárias com as crianças. Nesse encontro deve-se anunciar que o grupo de alunos fará o levantamento de todas ashistórias que foram lidas pelo professor e que, depois, escolherá as que mais foram interessantes para que as crianças de outro grupo também leiam.
Deve-se deixar que as crianças mesmas lembrem-se dos títulos, de partes das narrativas e que algumas justifiquem o porquê das escolhas.
É importante que o professor registre previamente por escrito a presença das crianças nos dias de leitura, alista dos títulos escolhidos pata leitura e, depois, quais os livros que os alunos mais gostaram. Essa lista de títulos deve ser afixada na sala para que as crianças escolham aproximadamente cinco títulos para serem indicados para o outro grupo.



Segunda etapa
Nessa etapa, é preciso dividir as crianças em grupos e distribuir catálogos de várias editoras de livros infantis para que tentem...
tracking img