Leitura de imagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leitura de imagem I






Obras de Benito Castañeda e de Arcângelo Ianelli
analisadas sob a perspectiva de história da arte de Heirich Wolfflin


A metodologia adotada para a discussão das obras optadas será a abordagem histórica de Heinrich Wölfflin.
Wölfflin foi o responsável pela sistematização do formalismo - integração dos elementos de uma obra e análise da sensação que oconjunto produz. Em seu livro Conceitos Fundamentais da História da Arte, sistematiza as categorias da forma e aborda a Teoria da Visibilidade Pura, que concede autonomia às imagens, afirmando que elas devem ser vistas por sua representação. Unido a isso, critica o conceito de imitação da natureza como um processo de crescente aperfeiçoamento.
Wölfflin ressalta que as cores e formas sãocaptadas de formas diferentes de acordo com a personalidade do artista: a luz, a cor, as saliências e reentrâncias do objeto a ser retratado podem ter maior ou menor destaque dependendo do artista que produz a obra. A psicologia da forma estuda a forma com que se pode observar a personalidade do artista só pelo um detalhe diferenciado em sua obra, ou mesmo pela obra como um todo.
Logicamente, apesarde suas diferenças, muitos artistas possuem muitos elementos em comum, tanto pelo fato de pertencerem a uma mesma época ou a uma mesma cultura. Dessa forma, ao lado do estilo pessoal do artista, deve-se considerar o estilo nacional e o estilo de época. Wölfflin frisa “Épocas diferentes produzem artes diferentes, o espírito da época mescla-se ao espírito da raça”. O espírito de uma nova épocaexige uma nova forma de representa-la, o que culmina no surgimento de um novo estilo artístico e cultural. Essa diferenciação de representação e expressão artísticas de acordo com o tempo em que a obra é produzida é bem exemplificada pela sentença de Wölfflin “Nem tudo é possível em todas as épocas”. Ela retrata que as influências de composição de cor, luz e forma e até de materiais disponíveis parase realizar uma obra dependem da época em que ela é produzida e, que, a arte depende de certas condições práticas e culturais para acontecer. Apesar disso, Wölfflin também enfatiza que, algumas vezes, o estado de espírito apenas é usado a serviço do objetivo do artista.


Wölfflin também destaca as formas universais de representação, partindo da idéia de que o Barroco, ao contrário de ser,de certa forma, uma reinvenção do Neoclassicismo, como muitos acreditavam, possui critérios, forma e intenções próprios. Para tanto, aponta cinco categorias que diferenciam o Classicismo do Barroco: do linear ao pictórico, do plano à profundidade, da forma fechada à forma aberta, da pluralidade à unidade e da clareza absoluta à clareza relativa. Wölfflin busca, com essa classificação, exemplificara existência das camadas visuais, cujo esclarecimento é função do historiador de arte.




As duas obras foram por mim escolhidas devido ao seu título e à dualidade existente nas duas, embora diversamente retratadas. Considerei-as interessantes por poderem exemplificar os elementos visuais utilizados em cada época e cultura para retratar determinado mote e como as características desseselementos estão fortemente associadas ao temperamento do artista e aos estilos nacional e de época, assim como Wölfflin propôs.
A primeira obra, de Benito Castañeda, composta por duas pessoas e uma paisagem ao fundo, tem intenção mais clara. O artista usa de cores opacas e transparentes, de linhas orgânicas e de formas alongadas a fim de retratar certa melancolia. As cores da paisagem, defato, misturam-se com as das figuras humanas, denotando certa união entre ambos. A composição levemente centrada à esquerda denota movimentação, que também se observa pela postura das figuras humanas, quase que prontas para fugirem do quadro. A melancolia também se faz presente pelas diferenças de expressão no menino, cujo olhar está voltado diretamente para a tela, como que buscando uma última...
tracking img