Leitura de imagens

Páginas: 7 (1547 palavras) Publicado: 5 de maio de 2013
LEITURA EM ARTES VISUAIS – INSTIGANDO A FRUIÇÃO
Rosane Lisboa Madeira
A linguagem é um sistema de representação pelo qual o ser se olha, age e torna-se consciente da realidade. É a forma essencial da experiência das pessoas no mundo, refletindo o seu modo de nele estar.
A arte é uma forma de criação de linguagens – a linguagem visual, a linguagem musical, a linguagem cênica e a linguagem dadança entre outras.
É na escolha de operar e manejar cores, sons, movimento, cheiros, formas e o corpo humano para fins artístico-estéticos que o homem realiza a linguagem da arte.
Segundo Martins(1998), a linguagem da arte enriquece a nossa forma de ver o mundo, mostrando-o de modo condensado e sintético, através de representações que extrapolam o que é previsível e o que é conhecido. É nomodo de pensamento do fazer da linguagem artística que a intuição, a percepção, o sentimento/pensamento e o conhecimento se amálgaman. Nessa construção, o artista percebe, relê e repropõe o mundo, a vida e a própria arte produzindo imagens únicas, insubstituíveis, poéticas.
Autor e obra sofrem todas as influências de seu mundo físico, filosófico, sociológico, psicológico, político, histórico,religioso, cultural, mas cada um vive, sente e interpreta os fatos a sua maneira,
Quanto mais uma pessoa entra em contato com as formas artísticas, mais se aprofunda nessa linguagem, enriquece seu repertório, conhece autores/artistas, tem acesso à compreensão da produção estética da humanidade.
Para se cultivar o hábito da leitura de obras artísticas é fundamental, além do contato com obras de arte(mesmo que sejam reproduções), frequentar, sempre que possível, galerias de arte, museus, teatros, concertos, óperas, etc.
A fruição é individual, e propicia uma ressignificação, atualização, interpretação, de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. A emoção, a sensação e o pensar que ela provoca são ressonâncias internas provocadas pelas sutilezas da própria linguagem.
Propor a leitura deuma obra de arte pode ser, então, mediar, dar acesso, instigar o contato mais sensível e aberto acolhendo o pensar/sentir do fruidor e ampliando sua possibilidade de produzir sentido. É um processo de recriação interna que não pode se restringir a um jogo de perguntas e respostas.
A imagem pode colocar horizontes interpretativos mais amplos, em qualquer idade. É importante que o professor tenhaconsciência das especificidades constitutivas de cada nível de escolaridade e das discussões que se fazem a respeito do domínio e das características do grupo com o qual vai trabalhar.
Na educação infantil não se trata de proceder a uma análise histórica, social ou estrutural aprofundada, mas ampliar os referenciais e oferecer opções para a construção de novas interpretações, de forma crítica,para além dos esteriótipos e da imagem da mídia. Também no ensino fundamental é importante oferecer uma compreensão de arte como expressão do homem, de seus valores, sua cultura, seus costumes, em tempos e lugares distintos. É importante oferecer opções estéticas para a análise da imagem, a análise da cultura em lugares e tempos que possibilitam contar a história da humanidade..
Acontextualização é um pressuposto necessário à leitura crítica da imagem. É necessário analisar a produção, assim como a distribuição e o consumo das imagens, para que se tenha condições de compreendê-las de forma abrangente. Essa necessidade se impõe, principalmente, na atualidade, pela grande força com que as imagens penetram em nosso cotidiano e pela sua produção massiva na sociedade capitalista, napropaganda, no cinema, em out doors e outras formas.
O contexto também passa por aquilo que o aluno vê: as informações que recebe em seu meio, o “olhar dirigido” (que leva à escolha de uma imagem em detrimento à outras) que recebe na escola, as relações que estabelece entre as imagens, seu processo de produção e suas próprias vivências e o cruzamento de informações que faz com outras imagens, outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leitura de imagem
  • Leitura da imagem
  • Leitura de imagem
  • Leitura de imagem
  • Leitura de imagens
  • Leitura de imagens
  • Leitura de imagens
  • Leitura de imagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!