Leitura critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A leitura crítica

* O aluno é o autor do seu próprio aprendizado
* Cabe ao professor orientar o aluno a ter uma leitura crítica
* O hábito de ler acaba exercitando a leitura crítica* A leitura estimula relações entre o mundo coerente e a fantasia, podendo o leitor concordar ou divergir com o apresentado no texto
* A leitura linear afasta a visão do texto como um todo
*Alfabetizado não significa leiturizado
* O leitor critico deve refletir e questionar o texto
* A leitura estimula a criatividade
* A boa leitura baseia-se na contextualidade
* A cadaleitura adquirem-se mais conhecimentos que podem ser usados na leitura de outros textos
* A leitura dá suporte a escrita

A leitura faz parte do crescimento e do sucesso do aluno. O próprio alunoé o construtor do seu aprendizado. Na escola, os professores devem orientar seus alunos a desenvolverem um olhar crítico e competente diante dos textos. Também é um dever dos professores estimular aleitura, pois o hábito desta acaba exercitando a leitura crítica. O hábito da leitura estimulará relações entre o mundo coerente e o próprio pensar do leitor. Com essas relações o leitor podeconcordar ou divergir sobre as ideias apresentadas no texto.
No entanto, muitas vezes os professores ensinam a “leitura linear” a qual afasta a visão do leitor sobre o texto como um todo. Desta forma, osalunos (leitores) tornam-se alfabetizados, mas não leiturizados, o que significa que eles não desenvolvem uma leitura crítica.
O verdadeiro leitor reflete e questiona o texto. Dessa forma, ele adquireconhecimento e o associa ao novo conhecimento, formulando hipóteses e ideias. Isso estimula a criatividade do leitor e ele transmite suas próprias ideias.
O aluno (leitor) ao começar a ter suaspróprias ideias, começa a contextualizar-se. Isto é, o aluno guarda informações de outros textos e as utiliza para interpretar novos textos.
Portanto, cabe ao professor estimular a leitura critica de...
tracking img