Leis de ohm e resistores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEIS DE OHM E RESISTORES
1- RESISTOR
Resistor é todo elemento que tem como função transformar energia
elétrica em energia térmica. Este fenômeno é chamado de efeito Joule.
Nos esquemas decircuitos os resistores são representados pelos
símbolos abaixo.

2- 1ª LEI DE OHM
Ohm verificou que a relação entre a tensão elétrica aplicada a um
resistor e a intensidade de corrente elétricaque o percorria, era constante quando a temperatura era mantida constante. Esta relação foi chamada de resistência elétrica do resistor. A esses resistores que obedecem a 1ª lei de Ohm, chamamosresistores Ôhmicos.

resistor e a intensidade de corrente elétrica que o percorria, eraconstante quando a temperatura era mantida constante. Esta relação foichamada de resistência elétrica do resistor.A esses resistores queobedecem a 1ª lei de Ohm, chamamos resistores Ôhmicos.
3- GRÁFICO DO RESISTOR ÔHMICO.
Como a relação entre a tensão e a intensidade de corrente elétrica éuma função deprimeiro grau diretamente proporcional, a curva que arepresenta será uma reta crescente passando pela origem.

4- 2ª LEI DE OHM.
Ohm verificou através de inúmeros experimentos que a resistência elétricade um resistor é diretamente proporcional ao comprimento do resistor e inversamente proporcional à sua área de secção transversal. A constante de proporcionalidade recebe o nome deresistividadeelétrica. A resistividade elétrica é característica do material de que é
feito o resistor.

5- ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM SÉRIE
Associação em série é aquela em que os resistores são associados um emseguida ao outro, de tal forma a serem percorridos pela mesma corrente elétrica.

6- ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM PARALELO
Associação em paralelo é aquela em que os resistores são associados de talforma a serem submetidos a uma mesma tensão elétrica. Veja que a corrente i se divide em i1 e i2
e que i2 se divide em i3 e i4.
Equacionando o circuito, temos:

Na associação em paralelo...
tracking img