O CÓDIGO DE CORES NA CARACTERIZAÇÃO DE UM RESISTOR E A LEI DE OHM

1426 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇÃO
Resistor é um elemento de circuito que consome energia elétrica e a transforma em energia térmica. Dizemos que um resistor dissipa energia elétrica.

Os resistores são utilizados como aquecedores em chuveiros elétricos, torneiras elétricas, ferros de passar roupa, torradeiras elétricas, etc. Eles são também usados para limitar a intensidade da corrente elétrica que passa por determinados componentes eletrônicos.

É claro que nestas utilizações a finalidade não é dissipar energia elétrica, como ocorre nos aquecedores.

Aplicando-se a um resistor uma ddp U ele é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i. Veremos que a principal propriedade física dos resistores é a resistência elétrica (R).

Georg Simon OHM verificou que existem resistores para os quais dobrando-se o valor de U, dobra o valor de i. Triplicando-se U, triplica i e assim por diante. Isto é, U e i são grandezas diretamente proporcionais.

Podemos escrever: U = R.i

R é uma constante de proporcionalidade característica do resistor.

Se aplicarmos a mesma ddp U para diversos resistores, será percorrido por corrente elétrica de menor intensidade aquele que possui maior valor de R. Por isso é que R recebe o nome de resistência elétrica do resistor. A resistência elétrica mede a dificuldade que o resistor oferece à passagem da corrente elétrica.

Podemos então enunciar a Lei de Ohm:

Mantida a temperatura constante, a ddp aplicada a um resistor é diretamente proporcional à intensidade da corrente elétrica que o atravessa.
U = R . i
Unidades no SI:
U => volt (V)
R => ohm (Ω) i => ampère (A)

Os resistores que obedecem a Lei de Ohm são denominados resistores ôhmicos.
Neste experimento, trabalhamos com a Lei de Ohm, conceitos esse, que nos permite relacionar matematicamente a voltagem aplicada nos terminais de um condutor com a corrente elétrica que o percorre, e essa relação é descrita pela fórmula V = Ri, onde V é a tensão, R é a resistência do

Relacionados

  • Apostila de atp
    48655 palavras | 195 páginas
  • eletricidade industrial
    29143 palavras | 117 páginas
  • Memorial Descritivo
    28943 palavras | 116 páginas
  • TTL CMOS
    60601 palavras | 243 páginas