Etica e moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Muito se fala sobre ética, valores e cidadania e moral, mas não se tem ao certo um conceito ou uma divisão de tais assuntos.
Temas tão comuns que são tratados em nosso dia-a-dia estão confusos em nossas mentes e discussões, fazendo que nós utilizássemos esses termos muitas vezes de forma errônea.
O trabalho a seguir tem o intuito, não de findar, mas de explanar e au-mentar adiscussão sobre esses temas tão presentes em nosso meio social.



























1 – ÉTICA


O termo “ética” deriva do grego ethos, que significa caráter, modo de ser de uma pessoa. Em Roma, o termo grego foi traduzido como “mor-morus”, que também significava “costume mor” ou “costume superior”. Da tradução de tal termo surgiu a palavra “moral” em português.Em todo o curso da história do pensamento a ética se tornou um assunto cada vez mais rico, abrangente e complexo. Com toda a grandeza atingida pela filosofia, foi preciso diferenciar os termos ética e moral. Neste ponto trataremos ainda apenas com o primeiro deles.
Ética é considerada um conjunto de valores morais combinados com os princípios que norteiam a conduta humana dentro da sociedade. Aética tem como objetivo equilibrar o funcionamento da sociedade, para que nenhum de seus integrantes tenha algum tipo de prejuízo. Não podemos, neste sentido, confundir a ética com as leis, mesmo a ética estando muito relacionada com a justiça social.
A ética é criada por uma sociedade, baseada em seus valores culturais e históricos. No campo da Filosofia, a ética é uma ciência que estuda osprincí-pios morais e os valores de uma sociedade e os grupos que nela estão inseri-dos.
Em cada grupo de cada sociedade, e até mesmo a própria sociedade, possui seu próprio código de ética, que nada mais é uma forma de nortear as condutas de seus integrantes, baseadas nos valores que construíram este gru-po. Um exemplo disso é liberação de sacrifício de animais para estudos, uso de drogas, aborto eoutros temas, que em algumas sociedades são facilmente aceitos, em outras são totalmente repudiados.
Além de princípios que norteiam o convívio social, alguns grupos dentro da sociedade tem seu próprio código de ética. Temos exemplo da ética médica, ética de trabalho, ética nos esportes, ética jornalística, etc.
Em uma sociedade, uma pessoa que não segue o código de ética de seu grupo éconsiderada uma pessoa antiética, assim como o seu ato que foi praticado.
Definir o que é agir de forma ética, moral, correta ou virtuosa é se inscre-ver numa brava disputa para definir a legitima boa conduta. Avaliar qual é a melhor maneira de agir pode ser visto de vários pontos, mas, independente de qual seja visto, terão sempre o intuito de uma boa ação, ou uma ação correta.

2- MORAL

Moralderiva do latim mores, "relativo aos costumes". Seria importante re-ferir, ainda, quanto à etimologia da palavra "moral", que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.
Moral não traduz, no entanto, por completo, a palavra grega originária. É que êthica possuía, para os gregos, dois sentidos complementares: o primeiro derivava de êthos e significava, numapalavra, a interioridade do ato humano, ou seja, aquilo que gera uma ação genuinamente humana e que brota a partir de dentro do sujeito moral, ou seja, êthos remete-nos para o âmago do agir, para a intenção. Por outro lado, êthica significava também éthos, remetendo-nos para a questão dos hábitos, costumes, usos e regras, o que se materializa na assimilação social dos valores.
A tradução latina dotermo êthica para mores "esqueceu" o sentido de êthos (a dimensão pessoal do ato humano), privilegiando o sentido comuni-tário da atitude valorativa. Dessa tradução incompleta resulta a confusão que muitos, hoje, fazem entre os termos ética e moral.
A ética pode encontrar-se com a moral pois a suporta, na medida em que não existem costumes ou hábitos sociais completamente separados de uma ética...
tracking img