Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Educação à distância.
Curso de Pedagogia.

Disciplina: Competências Profissionais.

Alunas:
Iva Aparecida Miranda Chaves. RA232117.
Maura Cristina Cabral. RA232118.
Maria Luzinete Evangelista Pereira. RA194445.

A educação Lúdica na Matemática.

Professora a distância: Geise T. Lazzari Perosa.

Dourados-MS
2012
Introdução

Essetrabalho tem por objetivo, mostrar ao aluno a importância de trabalhar o lúdico na matemática.
Sendo assim, os jogos são recursos pedagógicos eficazes para o conhecimento matemático.
Afinal o brincar e o jogar são indispensáveis a saúde emocional e intelectual da criança.














A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem.
Osjogos, os brinquedos e as brincadeiras são atividades fundamentais nas áreas de estimulo a aprendizagem, são formas naturais e prazerosas no processo de aprendizagem.
O brincar e o jogar são indispensáveis a saúde emocional e intelectual, através deles a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e o alto-estima.
E preciso que se utilize amplamente o lúdico para odesenvolvimento e aprendizagem da criança.

O papel do Professor na Prática Pedagógica.
Cabe ao professor criar um ambiente que reúna elementos motivacionais e que a criança sinta prazer na realização das atividades. Os professores devem utilizar o lúdico como instrumento facilitador da aprendizagem.
O lúdico apresentar valores específicos para todas as fases da vida humana, assim na idadeinfantil e na adolescência a finalidade e essencialmente pedagógica. O papel do professor é ensinar a pensar e proporcionar alegria de pensar.
Provocar a curiosidade da criança e ao mesmo tempo precisa também ser curioso, buscar sentindo para o que faz e apontar novos sentidos para o que fazer dos seus alunos.

A importância da gestão e organização das classes com vistas a aprendizagem.
Aescola precisa elaborar planos de trabalho ou planos de ação, onde são definidos seus objetivos e sistematizados os meios para sua execução, bem como os critérios de avaliação da qualidade do trabalho que realiza.
Uma gestão democrática não se constrói sem um planejamento participativo, que conte com envolvimento dos seguimentos representativos da comunidade escolar nos processos de tomada dedecisão, bem como na definição de metas e estratégias de ação.
A participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar nesse processo e fator relevante para seu sucesso, pois agrega ao planejamento o compromisso na consecução de metas e objetivos definidos.
Existem inúmeras técnicas que podem tornar a sala de aula mais atraente, auxiliando o professor na tarefa de conseguir o engajamentodos alunos em atividades educativas.


O uso de jogos e brinquedos matemáticos na construção da aprendizagem.
Ensinar matemática envolve estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas e a ainda desenvolver o raciocínio lógico. Através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações.O brinquedo estimula a curiosidade e o alto confiança, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. Os jogos são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático.
Os jogos são educativos sendo assim requerem um plano de ação que permita a aprendizagem de conceitos matemáticos e culturais de uma maneira geral. Os jogos estãoem correspondência direta com pensamento matemático, em ambos existem regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de normas e novos conhecimentos, por isso o trabalho com jogos matemáticos em sala de aula traz inúmeros benefícios.

Aprendizagem de Matemática (Séries Iniciais do ensino fundamental).
Os conhecimentos matemáticos são de fundamental...
tracking img