Lei de residuos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lei de resíduos abre caminho para tecnologias
Novos processos para dar destinação ao lixo urbano começam a entrar em testes no País
02 de março de 2011 | 0h 00
Andrea Vialli – O Estado de S.Paulohttp://migre.me/3YyW4
Com a entrada em vigor da lei nacional de resíduos sólidos, sancionada no final de 2010, novas tecnologias para resolver o problema do lixo urbano começam a chegar ao Brasil.Até 2014, o País precisa eliminar os lixões e melhorar as condições de aterros que nem sempre tratam o chorume e os gases da decomposição do lixo – hoje, 43% dos resíduos coletados no Brasil não recebemdestinação adequada.

AYRTON VIGNOLA/AE
A máquina de venda reversa, ainda em testes no Brasil, imprime cumpom de desconto para cada embalagem reciclada
Entre as tecnologias que começam a se tornarcompetitivas estão a transformação dos resíduos em combustíveis, conhecida pela sigla CDR (combustível derivado de resíduo).
A empresa de gestão de resíduos Estre Ambiental trouxe essa tecnologiapara o País e instalou em Paulínia (SP) o Tiranossauro, um equipamento importado da Finlândia. Em um galpão de 6,2 mil m², a máquina tritura, separa e transforma o lixo em combustível. “Com essamáquina, é possível dar destino do lixo orgânico até resíduos mais volumosos, como móveis e colchões velhos”, explica Pedro Stech, diretor de Tecnologia Ambiental da Estre. O equipamento, em testes, devecomeçar a operar comercialmente em abril.
Stech explica que a tecnologia CDR está em operação em outras 50 cidades do mundo, como Roma e Helsinque. A unidade em testes em Paulínia tem capacidade paraprocessar 1 mil toneladas de lixo por dia e permite produzir 500 toneladas/dia de combustível para fornos industriais – que pode ser usado para alimentar caldeiras e fornos hoje abastecidos comcombustíveis fósseis, como carvão.
“O equipamento ainda precisa passar por ajustes, mas é uma solução viável para regiões metropolitanas, que produzem muito lixo diariamente e já não podem contar com...
tracking img