O genero feminino atualmente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O mundo contemporâneo nos mostra a existência de dois tipos distintos de sexo, o social, também chamado gênero e o biológico, que é a natureza da pessoa. Embora não haja uma diferenciação muito clara, este projeto focará na existência e não na essência do ser, ou seja, o gênero considerado será o que a sociedade lhe transformou. Sendo assim, pode haver homens do gênero feminino evice-versa.
Devido imposições da sociedade sempre houve uma dominação do masculino sobre o feminino, com referencias inclusive nos livros sagrados de diversas religiões. Muitas foram as pessoas que tentaram mudar essa situação, desde filósofos gregos, passando por políticos, chegando finalmente nas feministas. Heroínas que proporcionaram as mulheres participação em diversos campos da sociedade.Aqui ficará explicito a origem e os tipos de submissão das mulheres, bem como suas lutas e finalmente suas inúmeras conquistas para assim se aproximarem cada vez mais da Igualdade de Gêneros, que é um sonho que se todos permitirem em breve será realidade não só nas sociedades desenvolvidas, mas também no nosso querido Brasil.

JUSTIFICATIVA

Durante o século XX a mulher emancipou-se. A realidadeem que podemos viver hoje é bem mais simples para as mulheres, de submissa, obediente e dependente ela tornou-se independente e autônoma. O voto e participação nas eleições já é uma realidade, mulheres já são maioria nas diversas etapas da educação, e muitas estão até assumindo famílias. Isso ainda é pouco se levarmos em conta o número de mulheres ainda excluídas, porém é óbvio que a luta nãoacabou e tão pouco irá cessar.
Mas a sociedade ainda nos impõe um padrão de vida onde as mulheres devem estar sempre nos bastidores, sob a tutela de seus maridos, pais, irmãos, etc. Ela nos mostra que o feminino é o sexo frágil e, portanto são ineficientes, inferiores, etc. É fato que grande parte das mulheres sofre, seja em casa, na rua, ou no ambiente de trabalho, isso acontece porque muitasaceitam sem questionar, outras insistem em recusar as novas idéias do progresso e ocorre principalmente, pois a sociedade ainda não admite que as mulheres são capazes de assumir determinadas responsabilidades que antes eram assumidas somente pelos homens, os até então ‘donos da situação’. E assim elas tem que passar por preconceitos, discriminações, violências para que alcancem seus anseios.
Emboraessa idéia não seja compartilhada por todos, é visível que um número cada vez maior de mulheres busca e alcançam sua emancipação, independência, ou qualquer outra nome que explicite a idéia de que a mulher não é mais submissa, ela é um ser com tanta capacidade quanto o homem.
A criação de certas leis auxiliou muito no processo de emancipação das mulheres, mas o fundamental foi a sua força devontade que possibilitou a vitória e superação dos vários obstáculos que as afrontara. Em um futuro próximo, quem sabe, com maior apoio dos órgãos públicos, com a criação ou mesmo reavaliação de leis; e ajuda da sociedade, que deve aceitar que todos são iguais e assim investir e dar mais oportunidades, será possível transformar em realidade seu maior objetivo das feministas que é alcançar a tão sonhada“Igualdade de Gêneros” e assim chegar finalmente a modernização.
1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 TEMA
Igualdade de Gêneros: a inserção e construção de um novo modelo feminino.

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Conquistas e desafios das mulheres brasileiras ao longo dos séculos.

1.3 PROBLEMATIZAÇÃO
Em que aspectos a sociedade brasileira dificulta a igualdade de gêneros?

1.4 OBJETIVOS
1.4.1 ObjetivoGeral
Analisar o histórico das mulheres, opressão e sofrimentos aos quais eram submetidas, suas conquistas e principalmente mostrar que a Igualdade de Gêneros é o melhor caminho para o desenvolvimento.
1.4.2 Objetivos Específicos
1.4.2.1 Explicar que o conceito geral de gênero está ligado mais a essência do que a existência do ser. A ele estão associados símbolos que determinam desde o...
tracking img