Lei de moore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALDEIA GLOBAL
Marshall McLuhan foi o primeiro filósofo das transformações sociais provocadas pela revolução tecnológica do computador e das telecomunicações. Como paradigma da aldeia global, ele elegeu a televisão, um meio de comunicação de massa em nível internacional, que começava a ser integrado via satélite. Esqueceu, no entanto, que as formas de comunicação da aldeia são essencialmentebidirecionais e entre dois indivíduos. Somente agora, com o celular e a internet é que o conceito começa a se concretizar.
O princípio que preside a este conceito é o de um mundo interligado, com estreitas relações econômicas, políticas e sociais, fruto da evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (vulgo TIC), particularmente da World Wide Web, diminuidoras das distâncias e dasincompreensões entre as pessoas e promotor da emergência de uma consciência global interplanetária, pelo menos em teoria.
A LEI DE MOORE
A lei de Moore surgiu em 1965 através de um conceito estabelecido por Gordon Moore. Tal lei dizia que o poder de processamento dos computadores (entenda computadores como a informática geral, não os computadores domésticos) dobraria a cada 18 meses. Vale frisar que demodo algum Gordon queria se referenciar a sua empresa (Gordon é co-fundador da Intel), pois ele não havia como ter certeza que a empresa conseguiria evoluir em tal ritmo.
A Lei de Moore, para quem não a conhece, prevê que o poder dos processadores dobre a cada 18 meses. Ela foi elaborada em 1965 por Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, e ainda serve como parâmetro para a área de pesquisa edesenvolvimento da indústria de semicondutores A famosa Lei de Moore sobre a duplicação de densidade e poder dos transistores de chips a cada dois anos não apenas irá acabar como seu final pode significar um desastre econômico quando acontecer.
Em outras palavras, a lei de Moore tem se mantido precisa pois ela é uma fórmula simples, que cria um ciclo previsível de upgrades. Todo mundo gosta de umpouco de previsibilidade (empresas precisam planejar upgrades, fabricantes precisam planejar os próximos lançamentos, e assim por diante) e os ciclos de 24 meses oferecem exatamente isso.
FIM DA LEI DE MOORE
Os pronunciamentos de Kaku sobre os limites da Lei de Moore não são exatamente novos e já foram discutidos desde que o próprio Moore os apresentou na década de 1960. Há seis anos, porexemplo, até mesmo Moore viu problemas em aplicar a fórmula exponencial ao ambiente de computação dos dias atuais, apesar de executivos da Intel continuarem fazendo pronunciamentos otimistas em público.
Mas a tese de Kaku é interessante por focar nas consequências econômicas desse final e a extensão a qual empresas de alta tecnologia e economias inteiras estão vulneráveis.
Ele nos lembra do quantoo mundo veio a depender da força da computação que agora é tido como completamente certo. Por exemplo, o chip primitivo contido dentro de um cartão de “Feliz Aniversário” tem mais poder de processamento do que as forças aliadas tinham à sua disposição em 1945, quando terminou a 2ª Guerra Mundial.
“Hitler, Churchill ou Roosevelt podiam ter matado para ter esse chip. Mas o que nós fazemos com ele?Após o aniversário, jogamos o cartão e o chip fora”, diz.
SÃO PAULO – Carl Anderson, um pesquisador da área de concepção de computadores da IBM, tem comentado em documentos e apresentações sobre o fim da Lei de Moore.
Segundo o pesquisador da IBM, os motivos são muitos para ele prever o fim da Lei de Moore. Dois deles, diz Carl Anderson, é que os engenheiros, atualmente, desenvolvem sistemasque exigem cada vez menos recursos do processador; e que os custos para pesquisas de novos processadores estão cada vez mais altos – isso sem falar na grana que é necessária para montar e manter as linhas de produção dos chips.
Carl Anderson não para por aí. Ele diz que três novas tecnologias de processadores emergentes também podem significar a pá de cal da Lei de Moore. São elas: os chips com...
tracking img