Lei de moore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LEI DE MOORE

Introdução

Até meados de 1965 não havia nenhuma previsão real sobre o futuro do hardware, quando o então presidente da Intel, Gordon E. Moore fez sua profecia, na qual o número detransistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada período de 18 meses. Essa profecia tornou-se realidade e acabou ganhando o nome de Lei de Moore.
Esta serve de parâmetropara uma elevada gama de dispositivos digitais, além de CPUs. Na verdade, qualquer chip está ligado a lei de Moore, até mesmo CCD de câmeras fotográficas digitais (sensor que capta a imagem nas câmerasdomésticas; ou CMOS, sensores que captam imagens nas câmeras fotográficas profissionais). Esse padrão continuou a se manter até hoje, e não se espera que pare até, no mínimo, 2015.

História
Oprimeiro a arriscar uma teoria evolucionista a respeito de hardware foi, Alan Turing em 1950 que previu que na virada do século teríamos computadores com memória na casa de 1 GB. Quinze anos depoisdessa afirmação, em um artigo de cunho cientifico a revista Eletronic Magazine de 19 de abril de 1965 Gordon Moore fez a seguinte citação:
“A complexidade para componentes com custos mínimos temaumentado em uma taxa de aproximadamente um fator de dois por ano ... Certamente em um curto prazo pode-se esperar que esta taxa se mantenha, se não aumentar. A longo prazo, a taxa de aumento é um pouco maisincerta, embora não haja razões para se acreditar que ela não se manterá quase constante por pelo menos 10 anos.”
Isso significa que em torno de 1975, o número de componentes por circuito integradopara um custo mínimo será 65.000 (65nM). Eu acredito que circuitos grandes como este poderão ser construídos em um único componente (pastilha).
O primeiro a tratar a então profecia de Moore por Leide Moore foi Caver Mead, então professor da Caltech, e pioneiro da VLSI Technology, no ano de 1970.
Em 1975, Moore revisou a sua previsão para, a cada dois anos, um aumento de 100% na quantidade...
tracking img