Lei 8142

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Lavagem Intestinal, também chamada de colonterapia ou hidrocolonterapia, o procedimento consiste na injeção de água no intestino grosso através do reto com o auxílio de um equipamento para a eliminação de toxinas e resíduos fecais. Entretanto, embora o procedimento tenha se difundido rapidamente entre os praticantes de terapias alternativas com a promessa de trazer inúmeros benefícios aosusuários ele não é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia que inclusive alerta sobre os riscos de utilização inapropriada do método.
O uso da lavagem intestinal como forma de limpar o organismo é bastante antigo e deriva da crença de que o nosso organismo produz toxinas capazes de causar diversas doenças que poderiam ser evitadas através da eliminação dessas impurezas. A mesma crençamotivou durante muito anos o emprego de outros procedimentos como as sangriasperiódicas com o fim de “limpar o sangue”, a indução ao vômito em pessoas sadias, etc. Porém, há muito tempo elas deixaram de ser encaradas como verdadeiras pelos médicos à medida que a medicina evoluía como ciência.
O uso da colonterapia também era baseado na crença de que quando uma pessoa tinha problemas deconstipação o contato prolongado das fezes com as paredes do cólon faria com que estas aderissem no órgão impedindo a absorção ou eliminação dos alimentos causando diversos problemas. No entanto essa crença foi abandonada em 1920 quando estudos constataram que essa teoria não é verdadeira e já em 1985 essa prática foi condenada na Califórnia (EUA).
O problema da prática indiscriminada da colonterapia, quealguns sites divulgam até facilitar o emagrecimento, é ainda maior pelo fato de que o uso indevido de tal método pode trazer problemas ao paciente como perfurações do intestino, infecções e transmissão de doenças causadas pelo uso de materiais não corretamente esterilizados e outros problemas que podem ser ainda mais graves se a pessoa já possuir algum outro problema de saúde como por exemplo umtumor no cólon.
A lavagem intestinal pode sim ser usada, mas apenas quando o paciente apresenta um quadro de constipação grave e a recomendação for feita por um médico devidamente habilitado, porém, ainda assim, não é tão usual uma vez que a maioria dos casos pode ser resolvida com mudança nos hábitos alimentares ou uso controlado de remédios.
Material:
- irrigador com extensão clampada contendosolução prescrita: água morna, glicerina, solução salina, SF + glicerina, fleet enema, minilax;
- sonda retal (mulher: 22 ou 24 e homem: 24 ou 26);
- pincha para fechar o intermediário; gazes; vaselina ou xylocaína; cuba rim; papel higiênico; luva de procedimento; suporte de soro; comadre; biombo s/n; impermeável; lençol móvel; solução glicerinada ou fleet enema; saco para lixo.

Procedimento:- abrir o pacote do irrigador, conectar a sonda retal na sua borracha;
- colocar a solução (SF + glicerina) dentro do irrigador;
- retirar o ar da borracha;
- colocar a xylocaína numa gaze;
- colocar a cuba rim, gaze e irrigador completo numa bandeja e levar para o quarto;
- proteger a coma com impermeável e lençol móvel;
- dependurar o irrigador no suporte de soro à altura de 60cm do tóraxdo paciente;
- colocar a comadre sobre os pés da cama;
- colocar a paciente em posição de Sims;
- tirar ar da sonda sobre a cuba rim;
- clampar a extensão do irrigador;
- lubrificar a sonda reta 5 cm;
- calçar luvas;
- entreabrir as nádegas com papel higiênico;
- introduzir a sonda de 5 a 10 cm, usando uma gze, pedir ao paciente que inspire profundamente;
- firmar a sonda com uma mão ecom a outra desclampar a extensão;
- deixar ecoar lentamente o líquido até restar pequena quantidade no irrigador;
- se a solução não estiver sendo infundida, fazer movimentos rotatórios;
- clampar a extensão, retirar a sonda com papel e desprezar na cuba rim;
- orientar o paciente a reter a solução, o quanto puder;
- oferecer comadre e papel higiênico à mão.

 - ELIMINACAO INTESTINAL ...
tracking img