Elodea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introduçao

A corrente citoplasmática é um movimento coordenado de partículas e organelas através do citosol em uma via helicoidal, para baixo em um lado da célula e paracima do outro lado. A corrente citoplasmática ocorre na maioria das células vegetais. Os mecanismos da corrente citoplasmática envolvem feixes de microfilamentos arranjados paralelamente adireção longitudinal do movimento de partículas. As forças necessárias para o movimento podem ser geradas por uma interação dos microfilamentos protéicos de actina e miosina, de modocomparávelà interação protéica que ocorre durante a contração muscular em animais.



2. Objetivos.

Identificar como ocorre a ciclose dos cloroplastos e as estruturas envolvidas nomovimento da organela.



3. Material

foram utilizados os seguintes materiais: microscópio óptico, lâmina e lamínula limpas, plantas de aquário (Elodea sp.), becker, conta-gotas, água detorneira e placa de Petri.O material de estudo foi observado no microscópio, com as lentes objetivas de 4 = 40x, 10 = 100x e 40 = 400x, obtendo-se uma visualização mais detalhada domovimento dos cloroplastos com a lente objetiva de 400x.



4.Metodologia

A seguinte pratica Cloroplastos: Ciclose em células de Elodea SP prática foi realizada dia 17 de setembro de 2012.O material de estudo (plantas de aquário - Elodea sp.) foi levado pela professora Nívea Maria, afim de nos auxiliar na compreensão de como acontece uma ciclose dos cloroplastos.5.Resultado


Planta Elodea com um aumento de 400x

Durante a observação,pode se observar o movimento dos cloroplastos de forma ordenada e circular dentro do citoplasma da célula e que aproporção de tamanho dos cloroplastos é inferior ao do núcleo. O movimento que se visualizou denomina-se ciclose, porque é um movimento ao redor do vacúolo central.



6. Discussão
tracking img