Leasing financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Administração

DEIVISON PEREIRA TAVARES
GUILHERME SAMUEL PAULA FERREIRA









LEASING FINANCEIRO
(EQUIPAMENTOS PARA EMPRESA)












Caxias do Sul
2012


DEIVISON PEREIRA TAVARES
GUILHERME SAMUEL PAULA FERREIRA
SANDRO EDUARDO HOFMAN






LEASING FINANCEIRO
(EQUIPAMENTOS PARA EMPRESA)Pré-projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade da Serra Gaúcha – FSG, como parte das exigências do Curso de Administração para aprovação na disciplina de Matemática Financeira.







Professora Cristiane Guazzeli Boschi


Caxias do Sul
2012

SUMÁRIO

1 CONTEXTUALIZAÇÃO 4
1.1 Tema e delimitação 4
1.2 Problema de pesquisa 6
1.3 Hipóteses 6
1.4 Objetivos7
1.4.1 Geral 7
1.4.2 Específicos 7
1.5 Justificativa 8
2 ANALISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS 9
2.1 O porque da aquisição do bem 9
2.2 Contratação do leasing financeiro 10
2.3 Vantagens e desvantagens do leasing financeiro(por Bradesco) 10
2.4 Valores de entrada e encargos 11
2.5 Prazos para pagamento do bem 11
2.6 VRG – valor residual garantido 12
2.7 DúvidasDiversas referentes ao leasing do Bradesco 12
2.8 Resumo em 9 passos de como funciona o leasing do Bradesco 13
3 ESTUDO DE CASO 14
3.1 Simulações dos Estudos de Caso em diversas situações 15
3.2 Observações 17
4 REFERENCIA 18




CONTEXTUALIZAÇÃO



1 Tema e delimitação



O tema escolhido para essa pesquisa será Leasing Financeiro (Equipamento para empresa).Tendo como delimitação de estudo como adquirir um financiamento junto a um banco tendo em vista os pós e contra na aquisição deste serviço bancário.
Nesse sentido, pode-se iniciar essa investigação a partir da análise do conceito do que é um Leasing Financeiro. Segundo Niyamo e Gomes (2002) O "arrendamento mercantil" adotado no Brasil tem pouquíssimas variações dos institutosinternacionais que lhe deram origem, como o "leasing" americano, ou do "crédit-bail" francês ou ainda do "locazione financiaria" italiano, e tem como definição, até histórica, uma relação jurídica complexa, que se ampara numa simbiose das operações de locação, venda e financiamento. No Brasil, na última década, as relações de consumo têm convivido com alguns tipos de arrendamento mercantil, entretanto, omais complexo e usual para o consumidor é o denominado arrendamento mercantil financeiro, mais conhecido no meio empresarial como ”financial leasing” ou "leasing" financeiro.
O "leasing financeiro" é a forma mais pura do "leasing" tradicional e se resume na operação pela qual uma instituição financeira especializada no setor, a pedido do interessado (arrendatário), adquire em seu próprionome um determinado bem e, simultaneamente contrata o seu arrendamento com cláusula de opção de compra por um valor residual prefixado. SAs razões do desenvolvimento desta modalidade negocial têm várias raízes, todavia destacam-se as vantagens fiscais que são concedidas a este tipo de operação e a possibilidade da arrendatária, utilizar-se do bem para incremento de seus negócios, quer diretamente(veículos para locadoras de veículos), quer indiretamente, (como máquinas industriais ou equipamentos para indústrias, etc.).
Seguindo esta linha A matéria publicada na RJ nº 223, pág. 5, da lavra do Ministro Cláudio Santos, do Superior Tribunal de Justiça, abordando as questões controvertidas do leasing, não deixa muitas dúvidas: “Disse antes cuidar-se de contrato de natureza híbridae, efetivamente, vê-se no leasing uma aparência de locação, uma aparência de compra e venda a prestação, uma clara faculdade de utilização da coisa e uma nítida promessa unilateral de compra e venda”.
Não é só. Na modalidade mais importante economicamente, vê-se também um financiamento, porquanto nem sempre a coisa é disponível no mercado para ter seu uso cedido; muitas vezes é ela...
tracking img