Ldb - lei de diretrizes e bases - perguntas e respostas

Universidade de Brasília – UnB
Faculdade de Educação – FE
Organização da Educação Brasileira – OEB

Professor Remi Castioni


Aluno: Richard Back – 1005685



Trabalho sobre o texto daLDB, de Demerval Saviani


Questão 01:

O autor define os objetivos reais e os proclamados da seguinte forma: Os objetivos proclamados indicam as finalidades gerais, as intençõesúltimas, ao passo que os objetivos reais indicam os alvos concretos da ação.
A relação deste conceito com as diretrizes e bases da educação nacional se dá quando os objetivos proclamados viramenunciado, quando definem o conceito de educação. O objetivo real, nesta relação se dá quando examina-se os títulos dos enunciados, isto é, da organização e funcionamento da educação.

Questão 02:A concepção neoliberal da LDB está na tentativa de mascarar os objetivos reais com os objetivos proclamados, em suma, de mascarar suas reais intenções através de leis e enunciados que escondemseu real significado atrás de enunciados generalistas.

1º Contradição: A cisão entre o direito e o fato, como no caso do escravo, exemplificado pelo autor.
2º Contradição: Opacidade nasrelações sociais, onde, por esta ideologia, o que importa é o “fetichismo da mercadoria”.
3º Contradição: Enfrentamento entre proprietários aparentemente iguais, mas de fato desiguais,realizando, sob a aparência da liberdade, a escravização do trabalho ao capital.

Questão 03:

O autor faz a seguinte afirmação pelo caráter estatal da educação, sua concepção e execução, e aafirmação que a educação é direito social garantido pelo estado.

Questão 04:

O texto de caráter socialista, e depois social-democrata foi modificado na Câmara dos Deputados quandofoi a Plenário e recebeu 1.263 emendas, o que justificou sua tramitação outra vez nas comissões. Uma clara manobra. A nova relatora, Ângela Amin acatou diversas emendas de interesse de grupos...
tracking img