057110551074

510 palavras 3 páginas
DESTAQUES
Pesquisa demonstra que professores querem trabalhar o tema da diversidade | Uma pesquisa intitulada “Trilhas Negras e Indígenas” aplicou um questionário nas 1.500 escolas municipais. O objetivo foi abordar um conjunto de temas referentes à diversidade em sala de aula e à implementação da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na perspectiva de flagrar o tratamento dispensado pela administração ao tema.

Subdivido em seis blocos de perguntas, o questionário foi respondido por precisamente 491 instituições de ensino. No bloco referente à LDB/Lei n.º 10.639/2003, as respostas tratam de conhecimento ou desconhecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais. As respostas abordaram motivos que contribuem para a implementação, motivos que dificultam a implementação e o que pode vir a facilitar a aplicação das diretrizes.

Apenas 46% das respostas enviadas pelas escolas afirmaram conhecer as Diretrizes Curriculares. Desse total, 84% já utilizavam esse conhecimento como subsídio para os trabalhos na escola. A pesquisa comprovou, porém, que a maioria dos entrevistados tomou conhecimento da lei após a realização de eventos promovidos pela Secretaria de Educação.

O levantamento obteve respostas bastante variadas, dentre os motivos que contribuem para a implementação da LDB/Lei n.º 10.639/2003. Por essa razão, 987 respostas foram agrupadas em 22 subitens, já que cada escola apresentou mais de um motivo que contribuiu para a implementação da Lei.

Para 24% dos entrevistados, as escolas têm um papel relevante no trabalho com a diversidade. Outros 20% destacaram a importância em desconstruir os estereótipos relacionados a negros e índios. E 15% reafirmaram a necessidade de se construir um projeto pedagógico voltado para a formação de cidadania..

Vários outros elementos foram lembrados, ainda que de modo disperso, revelando o reconhecimento das escolas sobre a legitimidade do tema, embora

Relacionados