Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sustentabilidade
Sustentabilidade

UNIABEU
Aluna: Bruna Freitas
Turma: Eja-B

Nova Iguaçu, 7 de Junho de 2012.

* Sustentabilidade e Conservação

Para que se possa entender como têm se despertado para as questões ambientais e o contexto em que surgem as iniciativas de preservação ambiental que tanto envolvem reciclagem, como reutilização e diminuição dos resíduos é importanterelembrar alguns fatos ocorridos.
Das primeiras manifestações ambientalistas dos anos 60 aos nossos dias, a questão ambiental ganhou espaço na agenda de discussão das políticas públicas em muitos países e também no Brasil. 7 A partir da Conferência de Founex, em 1971, na Suíça, que preparou a Conferência de Estocolmo, em 1972, foi lançada a proposta do ecodesenvolvimento, que adota o princípio dodesenvolvimento equilibrado, baseado nas potencialidades de cada ecossistema, como posições eqüidistantes das intransigências, tanto do ecologismo como do economicismo. (LEAL, 1998) Na década de 80, os setores produtivo e empresarial começam perceber a escassez dos recursos naturais, e sentem necessidade de mudar os paradigmas e adotar um desenvolvimento econômico sustentado e equilibrado.Amplia-se, em todo o planeta a discussão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, sendo o mesmo utilizado pelos mais diferentes atores.

O fator impulsionador dos questionamentos sobre o meio ambiente e os recursos naturais, no cenário de desenvolvimento dos países foi a preocupação de ambientalistas, inicialmente motivada pelo crescimento da poluição atmosférica urbana e pela crise energética,devido às limitações de combustíveis não renováveis.
Nos anos 90, a partir da Eco 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento) ocorrida no Rio de Janeiro, difundiu-se amplamente a discussão a respeito do enfrentamento dessa problemática em nível local. Deu-se seqüência ao que já havia sido discutido na Primeira Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente, emEstolcomo, em 1972, e que também, fora o espírito dos trabalhos da Comissão Brundtland, que já em seu relatório de 1987 lembrava:8
“os problemas ambientais não podem ser separados da pobreza, do sub-desenvolvimento, do consumo excessivo e do desperdício dos recursos naturais” (ONU, 1972)
Percebe-se que já há a conscientização de que não há meio de se discutir os problemas ambientais distantesdo contexto de exclusão e subdesenvolvimento, pobreza e abandono em que vive grande parte da população mundial. É necessário garantir a todos o acesso às benesses do planeta para que haja o mínimo de sustentabilidade social.
Para colocar em prática as estratégias de sustentabilidade social é preciso, segundo Alirol [et al] (2001), manter o espírito nos seus princípios gerais:
os seres humanossão o centro das preocupações do desenvolvimento social; o desenvolvimento social só pode ser sustentável se a sociedade escolher, ela mesma, seu modelo e estratégia, levando em conta a dinâmica da mudança social que lhe é própria;
o desenvolvimento social só pode se manter sustentável se os efeitos de ruptura e desequilíbrio induzidos pela mudança social forem minimizados.(ALIROL, RIBEIRO, H.VARGAS, H.C., 2001, p. 24)
É necessário, igualmente que as condições de sustentabilidade sejam satisfeitas. Ou seja,responder às aspirações e necessidades essenciais tais como percebidas pelos atores sociais, levando em conta a diversidade social; promover eqüidade e justiça social; favorecer o processo participativo na tomada de decisão; levar em conta e se apoiar nos recursos humanosindividuais e coletivos disponíveis; capacitar os atores sociais de modo a ampliar suas possibilidades de escolha e adaptação ao dinamismo das condições ambientais, econômicas, socio-culturais e políticas nos níveis macro e micro.
* Conceito de Sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem...
tracking img