Rfasdfa

395 palavras 2 páginas
Quando se fala da perspectiva de Vygotsky, fala-se da dimensão social do desenvolvimento humano. Suas concepções sobre o funcionamento do cérebro humano parte do princípio de que as funções psicológicas superiores são construídas durante a historia social do individuo.

Para Vygotsky, é na relação com o mundo, mediada pelos instrumentos e símbolos, que o ser humano cria as formas de ação que o distingui de outros animais por meio da linguagem. A teoria de Vygotsky enfatiza o papel que o meio social exerce no desenvolvimento cognitivo da criança. Esta é, por sua vez, vista como um ser capaz, cujo desenvolvimento ocorre por meio das relações sociais e da interação com seu meio.

O ponto fundamental dos estudos de Vygotsky (1993) é a relação com o meio e com as outras pessoas. Para ele, a aprendizagem é o processo através do qual o individuo obtém informações, habilidades, valores, a partir de sua interação com o meio e com as outras pessoas.

A aprendizagem da criança inicia-se antes de seu ingresso na escola. As experiências anteriores ao período escolar correspondem a sua historia previa de aprendizagem, por sua vez relevante para a construção do conhecimento, uma vez que a criança quando chegar à escola sabe falar e agir em diferentes situações.

Segundo Bock (1999, p. 124), ParaVygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do individuo com o mundo está sempre mediada pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não tivermos o outro, aquele que nos fornece os significados que permitem pensar o mundo a nossa volta.

Nesse sentido, a aprendizagem é um processo essencialmente social, que se realiza na interação com os adultos e outras crianças. O desenvolvimento será o resultado desse processo e a escola assume o papel de mediadora. A educação é vista enquanto um processo social sistematizado de construção da sociedade.

A educação deve atuar de forma retrospectiva no desenvolvimento mental da criança partindo de

Relacionados