Ldb art. 208

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
POLITICAS PUBLICAS E LEGISLAÇÃO.

A linguagem administrativa do mundo globalizado gira em torno da produtividade que leva à obtenção do lucro. Nesse caso, pode-se dizer que administração é autilização racional de recursos para a realização de fins determinados. É o conjunto de normas e princípios organizados de forma a produzir lucro. A administração empresarial tem como finalidade última, oretorno financeiro.
A administração educacional, diz respeito à organização de todas as atividades desenvolvidas na escola, desde as tarefas mais simples às mais complexas é um conjunto de normasorganizadas de forma a garantir um bom funcionamento da instituição, quanto aos aspectos políticos, administrativos, financeiros, tecnológicos, culturais, artísticos e pedagógicos, sendo que essaorganização visa atingir metas e objetivos traçados para a educação. 
Na perspectiva dos grupos sociais, a educação é o desenvolvimento de potencialidades e apropriação do saber social (conjunto deconhecimentos e habilidades, atitudes e valores que são produzidos pelas classes, em uma situação histórica dada de relação para dar conta de seus interesses e necessidades). Os grupos sociais buscam naeducação, conhecimentos e habilidades que permitam uma melhor compreensão da realidade. Envolve a capacidade  de fazer valer os próprios interesses econômicos, políticos e culturais. 
A gestão democrática temsido defendida, porque oferece a possibilidade de melhoria na qualidade pedagógica no processo educacional das escolas, na construção de um currículo pautado na realidade local e numa maiorintegração entre os agentes envolvidos na escola como, diretor, professores, estudantes, coordenadores, técnico-administrativos  e outros. Dessa forma, torna-se  viável o diálogo a cerca  das questões relativasaos projetos, metas e objetivos educacionais estabelecidos pela escola. 
As modalidades de escolha dos dirigentes escolares são: diretor livremente  indicado pelos poderes públicos, diretor de...
tracking img