Ginastica no brasl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ginástica Olímpica no Brasil  iniciou-se com a colonização alemã no Rio Grande do Sul, no ano de 1824. Para eles, a ginástica era uma forma de lazer. Nas festas populares, ela fazia parte do programa, provocando grande interesse e concorrência entre os colonos.
Duas fontes contribuíram para a implantação da ginástica alemã no Brasil, fato ocorrido na primeira metade do século XIX. De um lado,as numerosas famílias alemãs que se instalaram no sul do país, formando núcleos que conservaram os hábitos trazidos e, entre eles, estava a ginástica. Por outro lado, os soldados e oficiais prussianos que integravam a Guarda Imperial e que, ao deixarem o serviço, não mais regressavam à Alemanha, preferindo fixar-se no jovem país, que tantas oportunidades lhe ofereciam.
Os estados do Rio Grande doSul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo foram os preferidos pelos alemães, embora algumas famílias também tivessem escolhido o interior do Estado do Rio de Janeiro, espalhando-se por suas terras, onde o clima era bastante ameno.
Em 16 de novembro de 1858, foi fundada a mais antiga sociedade de ginástica da América do Sul: Sociedade de Ginástica de Joinville. Oito anos mais tarde, nascia a primeiraentidade destinada ao cultivo da ginástica no Rio Grande do Sul, com o nome de “Gymnastikverein” (Sociedade de Ginástica), hoje Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA). 
A primeira competição de ginástica no Rio Grande do Sul ocorreu em 18 de abril de 1896.
Após a Primeira Guerra Mundial (1918), o método alemão perdeu a força sendo substituído pelo método francês. Mas, nas sociedades deginástica existentes no sul do país, o método alemão continuava sendo praticado, fato que ocorreu até pouco tempo atrás.
Em 1946, foi realizado o I Certame Nacional de Ginástica (denominado na época como I Campeonato Brasileiro de Ginástica), em São Paulo. Mesmo não contando com a participação da delegação do Rio de Janeiro, que por motivo maior não pôde competir, paulistas e gaúchos brigaram pontoa ponto pelas medalhas do torneio. Os gaúchos levaram a melhor na competição por equipe e individual masculino, enquanto São Paulo venceu no individual feminino.
A primeira participação do Brasil em um Campeonato Mundial foi em Varna, Bulgária, em 1974. Daí para frente, o país tem participado de todas os Campeonato Mundiais.
Vários ginastas brasileiros destacaram-se em competições internacionais. Entre eles: Tatiana Figueiredo, Jaqueline Pires, Luiza Parente, Soraia Carvalho, Gerson Gnoato, Carlos Sabino, Carlos Funcher e Marco Monteiro.
A Ginástica Rítmica Desportiva nasceu de um movimento renovador da libertação corporal, denominado Ginástica Moderna que surgiu na Europa Central, no início do século XX. Porém, o processo evolutivo desse tipo de ginástica como modalidade esportiva teveinício em 1948, quando a antiga União Soviética organizou a primeira competição.
A GRD (Ginástica Rítmica Desportiva) chegou ao Brasil através da Professora Margareth Fröhlich, austríaca que, ao ministrar aulas de Aperfeiçoamento Técnico e Pedagógico nos anos de 1953 e 1954 em Santos, S. P., fez as primeiras apresentações da nova modalidade de ginástica no país.
Ao se radicar aqui, foi aProfessora Ilona Peuker, húngara de nascimento, quem divulgou essa nova concepção de ginástica no Brasil.
Até o começo do século XX, havia apenas um tipo de ginástica: a que hoje se chama Ginástica Olímpica. Embora os métodos utilizados para a prática da ginástica olímpica tivessem sido criados para homens e mulheres, a maioria de seus adeptos era do sexo masculino.
Para atender a vontade das mulheres quequeriam uma modalidade de ginástica à parte daquela praticada na sua grande maioria por homens, é que estudiosos e técnicos especialistas de vários países desenvolveram e criaram a Ginástica Rítmica Desportiva. É por isso que não há um só nome para a sua autoria e nem um único país originário do esporte.
Essa modalidade de ginástica feminina, que corresponde perfeitamente à constituição orgânica...
tracking img