Layout

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PESQUISA TIPOS DE LAYOUT

Precisando investir cada vez mais na qualidade de seus produtos e serviços as empresas, buscando diminuir os custos e aumentar seus lucros com a finalidade de permanecerem no mercado competitivo, usam uma ferramenta indispensável:
– O layout que nesse mercado tão concorrido, detecta falhas buscando um melhor feedback para seus clientes; O layout nada mais é doque a fotografia do ambiente, determina também a forma e a aparência da operação produtiva.
Para planejarmos a implantação de um layout, é importante definir quais são os
objetivos específicos, uma vez que decidido o tipo de layout, deverá decidir o projeto do trabalho, a localização física, os equipamentos, máquinas,o pessoal que irá constitui o trabalho, o espaço determinado a seremexecutadas as tarefas.

Para que serve um layout

Há muitas razões pela qual um arranjo físico é essencial para uma empresa, mas escolher um deles é de grande responsabilidade. E para que a escolha seja correta, é necessário coletar informações sobre todo o processo desde a entrada dos materiais até seu acabamento e também o seu transporte, pois não havendo uma elaboração inicial afetará todo oseu fluxo, tornando assim processo demorado, sendo um acumulo excessivo de trabalho, perda de tempo, entre outros. Para isso, serão apontados fatores prós e contra em todos os arranjos físicos, para que cada empresa tenha a opção de escolher o seu layout e de se comprometer com suas desvantagens, tendo em vista que escolher o arranjo assume-se obrigatoriamente um compromisso com o custo e seuspontos negativos, e ainda conseguir o objetivo que é utilizar racionalmente o espaço físico disponível, reduzir as movimentações de materiais, produtos e pessoas padronizar fluxos, estoques, evitar filas, inconveniências para clientes entre outras coisas.
Para elaboração do layout, são necessárias informações sobre especificações e características do produto, quantidades de produtos e de materiais,seqüências de operações e de montagem, espaço necessário para cada equipamento, incluindo espaço para movimentação do operador, estoques e manutenção e informação sobre o recebimento, expedição, estocagem de matérias primas e produtos acabados e transportes.
Para elaborar um layout devemos:
- a) deixar espaço suficiente para acesso às máquinas, para transporte e serviços auxiliares(manutenção, controle de qualidade, etc.);
- b) reservar áreas pensando em possíveis pequenas alterações no produto ou processo;
- c) permitir fluxo progressivo e contínuo;
- d) muito material em processo, congestionando o ambiente;
- e) espaço mal aproveitado;
- f) cruzamento excessivo na movimentação de materiais e pessoas;
- g) produção ineficiente;
- h) dificuldade de supervisão e controle.O estudo do layout pode trazer conseqüências desastrosas se não forem observadas algumas recomendações. A melhor justificativa para todo cuidado em estudos dessa natureza é o fato de que a mudança de uma mesa e cadeira de um ponto da sala para outro pode causar um conflito maior do que a transformação estrutural de uma organização.
É certo que o espaço físico que utilizamos é de muitaimportância para nós
mesmos. É possível considerar que o brasileiro, em zela, zela muito pelo espaço que utiliza e cada vez mais tem necessidade de maior conforto. Contudo não é apenas o aspecto visual e de conforto. Contudo não é apenas o aspecto visual e de conforto que deve prevalecer no estudo de aproveitamento do espaço físico, mais do que isso importa o fluxo inexistente entre pessoas e papéis. Afunção do gerente é justamente investir nas questões de espaço físico que envolve a burocracia.
Considerando que, o arranjo físico deve ser estabelecido a partir do estudo planejado do sistema de informações relacionando com a distribuição de móveis, equipamentos e pessoas pelo espaço disponível, da forma mais racional possível. Considera também, que o arranjo físico acaba por influir na...
tracking img